Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] I Colóquio de Língua Digital
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] I Colóquio de Língua Digital

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 16h30 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 16h32 | Acessos: 1130
colid ufsb
 
O que: I Colóquio de Língua Digital (I COLID)
Quando: 27 de abril de 2022
 

No dia 27 de abril de 2022 pela manhã, tarde e noite, a Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens, vinculada ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizará o Colóquio de Língua Digital (I COLID), com o tema "Educação híbrida, aprendizagem ubíqua e dispositivos móveis". Toda a transmissão do evento ocorrerá pelo canal da UFSB - Campus Paulo Freire - do YouTube, disponível no link: https://youtu.be/1qGrN1_gFkY

O COLID UFSB é organizado pelo grupo de Língua Inglesa na Universidade Federal do Sul da Bahia e do Colegiado de Licenciatura em Linguagens e suas Tecnologias, com o apoio dos IHACs.
A UFSB é uma universidade jovem e está situada no interior, em uma região com enormes carências no Brasil. Apesar das dificuldades enfrentadas - transporte e acessibilidade, por exemplo, a UFSB de alguma forma se vê como inovadora, já que desde sua fundação em 2014 apostou em aulas metapresenciais transmitidas e síncronas, buscando "anular" as distâncias entre cidades circunvizinhas e as sedes dos campi (Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna).
Durante a pandemia, percebemos que muitos de nossos estudantes não tinham acesso a internet ou smartphones, e mesmo usando toda a tecnologia para produzir e transmitir as aulas, sem a garantia do espaço compartilhado nos Colégios Universitários e seus equipamentos de recepção, não haveria contato com eles. Sendo assim, muitas ações de acessibilidade digital foram incrementas.
Agora, com a situação se "normalizando", entendemos que precisamos encontrar soluções adequadas para o futuro. Na UFSB, as aulas presenciais serão híbridas porque já não podemos abrir mão das midias digitais, que se tornaram fundamentais para a vida e devem ser utilizadas como parte da complementação do processo de aprendizagem. 
No último ano, as medidas tomadas para o ensino remoto foram discutidas em diversos encontros acadêmicos em um movimento de auto-avaliação e auto-crítica. Agora nos parece urgente a preparação para um futuro mais digital, a partir da escuta de experiências vividas em outras universidades.
O Colid surgiu para compreender as novas possibilidades pedagógicas que envolvem o mundo digital na Educação. Para tanto, contará com a palestra de abertura com o professor Dr. Vilson Leffa e palestra do professor José Antonio Moreira (UAB- Portugal) às 14h. Durante todo o dia, estarão conosco os professores Kleber Aparecido (UNB), Guilme Brito (UFAL), Juliana Bergmann (UFSC), Petrilson Alan Pinheiro da Silva (UNICAMP), Gabriel Nascimento (UFSB), entre outros.
Acompanhe o cronograma das palestras e inscreva-se no site  https://www.even3.com.br/1colidufsb/
Acompanhe ao vivo no YOUTUBE da UFSB https://youtu.be/1qGrN1_gFkY 
 
Palestrantes
Vilson J. Leffa é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Católica de Pelotas, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Irvine e da Universidade Federal de Pelotas. Como professor e pesquisador tem atuação nas áreas acadêmica, de formação de recursos humanos e de gestão científica. Na área acadêmica, tem mais de 60 artigos em periódicos, 45 capítulos de livro, 17 livros organizados e cerca de 150 trabalhos publicados em anais, tratando de temas voltados para a educação como autonomia da aprendizagem, ensino da leitura, produção textual, o léxico na aprendizagem de línguas, interação na sala de aula, produção de materiais didáticos, política de línguas e formação de professores. Mais recentemente concentrou-se no estudo das tecnologias digitais no ensino de línguas, incluindo a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) e o ensino a distância. O professor Vilson Leffa coordenou e ministrou inúmeros cursos a distância para professores de línguas sobre a produção de REAs; foi duas vezes presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB); foi coordenador do GT de Linguística Aplicada da ANPOLL, líder de grupo de pesquisa do CNPq; criou o Periódico Linguagem e Ensino, e foi durante muitos anos seu editor científico; organizou vários congressos na área da Linguística Aplicada e tem atuado como parecerista de inúmeros periódicos e avaliador de projetos de pesquisa para órgãos de fomento, incluindo FAPs de diversos estados, CAPES e CNPq. Professor Aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
 
José Antônio Moreira é doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professor Associado no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta e Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior sedeado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.
registrado em:
Fim do conteúdo da página