Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Palestra "Terra, Território, Agroecologia e as mudanças climáticas"

[ON-LINE] - Palestra "Terra, Território, Agroecologia e as mudanças climáticas"

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 09h12 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 09h36 | Acessos: 1826
O que: Palestra "Terra, Território, Agroecologia e as mudanças climáticas"
Quando: 03/12, às 14 horas
Onde: Zoom - https://bit.ly/CC_JFO

Líder camponês do sul da Bahia fará palestra em Oxford

Mostarda e Branco Círculos Música Festivais CartazO departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford, da Inglaterra, promove, nesta sexta (03/12), às 14h (hora de Brasília), uma palestra do agricultor e líder camponês de Arataca (BA) Joelson Ferreira Oliveira, um dos fundadores da Teia dos Povos, rede que busca articular movimentos sociais e étnicos da região sul da Bahia em prol da difusão da agroecologia e da defesa dos territórios comunitários.

A palestra de Mestre Joelson, como é conhecido na Teia dos Povos, acontece no ciclo de debates "Mudanças Climáticas e os desafios do desenvolvimento" e tem o título de "Terra, Território, Agroecologia e as mudanças climáticas". A organização do evento é apoiada pelo grupo de pesquisa Comunidades e(m) Autonomia, coordenado pelos professores da UFSB Spensy Pimentel e Paulo Dimas Menezes.

Oliveira é morador do assentamento Terra Vista, em Arataca, na região cacaueira, a 68 km de Itabuna. Um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na região da Mata Atlântica, ele já integrou a direção nacional do movimento e, atualmente, dedica-se à articulação da Teia dos Povos, entidade que organiza, desde 2012, as Jornadas de Agroecologia da Bahia e há anos inclui ações em parceria com povos indígenas, quilombolas, pescadores e moradores de terreiro na região, entre outros atores sociais.

Mais recentemente, a Teia tem apoiado o surgimento de outras Teias dos Povos, em estados como Rio Grande do Sul e São Paulo  A VII Jornada de Agroecologia da Bahia deve acontecer no quilombo de Conceição de Salinas (Salinas de Margarida - BA), à beira da Baía de Todos os Santos, entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2022. Veja aqui a carta convocatória do evento .

A trajetória de Mestre Joelson vem obtendo reconhecimento nacional nos últimos anos. Em 2021, ele recebeu o título de Notório Saber, equivalente ao doutorado, da Universidade Federal de Minas Gerais, onde já ministrou diversos cursos a partir do projeto Encontro de Saberes. Outras universidades, como a UFBA, a UFRB e a UFSB, já vêm estabelecendo parcerias com a Teia dos Povos desde as primeiras Jornadas de Agroecologia, entre 2012 e 2015 - a partir de então o evento passou a ser bianual.

Ainda em 2021, em parceria com o professor Erahsto Felício, Oliveira lançou o livro "Por terra e território", editado pela própria Teia dos Povos (www.teiadospovos.org).

O evento desta sexta acontecerá via plataforma zoom. Interessados podem registrar-se no link https://bit.ly/CC_JFO