Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Seminário Internacional Limiares, traduções e transgressões nas artes e nas literaturas contemporâneas

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 09h50 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 09h51 | Acessos: 1185

O que: Seminário Internacional Limiares, traduções e transgressões nas artes e nas literaturas contemporâneas

Quando: 3, 16, 25 e 30 de novembro

Onde: On-line

Semin rio Internacional Listras 2021 B

Pesquisadores discutem artes e literaturas contemporâneas em seminário internacional (Brasil, Chile e Itália)

Os dias 3, 16, 25 e 30 de novembro abrigam o Seminário Internacional Limiares, traduções e transgressões nas artes e nas literaturas contemporâneas, que reúne, remotamente, pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debates em torno das artes e literaturas da contemporaneidade.

Participam do evento docentes, pesquisadores, estudantes, tradutoras, artistas e demais interessados na temática, por meio de rodas de conversa, comunicações e atividades artístico-culturais. A inscrição é gratuita e pode ser feita no link que pode ser acessado aqui.

A programação conta com a presença de docente, TAE e discente da UFSB na organização e apresentação, bem como na participação das atividades. Vale salientar que todas as atividades são transmitidas por meio do canal do Campus Paulo Freire (CPF), no Youtube, e são replicadas em Universidades do Brasil, do Chile e da Itália.

Limiares, pontos de partida

De acordo com a comissão organizadora, em um contexto como o vivenciado globalmente, de isolamento e distanciamento social, em virtude da pandemia da Sars-cov-2: “eventos como este possibilitam encontros, tangenciam fronteiras e enlarguecem as trocas, fortalecendo laços e mantendo as discussões e as pesquisas em movência”, explicam.

Além disso, as pesquisadoras e pesquisadores responsáveis pelo evento entendem os “limiares” como “pontos de partida” para os diálogos, soleiras que permitem a entrada em um espaço de relação, encontro, comunicação, numa ótica de abertura e inclusão.

“As traduções carregam em si o ato de ‘conduzir para o outro lado’ o que se expressa nas palavras únicas de um/a/e autor/a/e, mas também de coletividades, no esforço sempre titânico de construir pontes e tornar mutuamente compreensíveis idioletos e mundividências, culturas e cosmogonias”, pontua a comissão.

Outro aspecto importante na constituição teórica do evento é a articulação entre os três planos: os limiares, as traduções e as transgressões: “as transgressões, por fim, sempre deram ocasião à humanidade de ultrapassar os seus próprios limites, de rasgar barreiras, sendo as artes um dos meios privilegiados para canalizar o aflato de liberdade e ousadia que as transgressões pressupõem e fazer com que este chegue aos demais seres humanos”.

O evento se constrói a partir de uma organização em rede da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB, Campus Paulo Freire), Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus x), Universidade Federal de Santa Catarina (PPGET-UFSC), Universidade do Estado do Amazonas (UEA - Cestb) e Universitá Ca Foscari Venezia (Itália).

Outras informações podem ser obtidas no site: sig.ufsb.edu.br/evento/SILTTNANLC2021 ou pelo e-mail:  listras2021@gmail.com.

O Canal do YouTube que transmite as mesas é: https://youtu.be/uHyknfNaH58

Informações: Coordenação do Evento