Página inicial > Eventos > [ON-LINE] Webinário “A velhice em tempos de pandemia: desafios e consequências atuais e futuras”

Publicado: Sexta, 01 de Outubro de 2021, 14h42 | Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 15h17 | Acessos: 1321

O que: Webinário “A velhice em tempos de pandemia: desafios e consequências atuais e futuras”.

Quando: 01 de outubro, às 16h

Onde: link informado aos inscritos (Inscrições em  https://forms.gle/4euYMqATwKz3o9CWA)

dia da pessoa idosa

Webinário nesta sexta, 1º, debate os impactos da pandemia nos idosos

O evento é organizado pelos grupos de pesquisa Educação, Saúde e Desigualdades Sociais (UFSB) e Ciência, Saúde e Sociedade (UFJF/GV).

Em comemoração ao “Dia Mundial da Pessoa Idosa”, os grupos de pesquisa Educação, Saúde e Desigualdades Sociais (UFSB) e Ciência, Saúde e Sociedade (UFJF/GV) promovem nesta sexta-feira, 1º, às 16h, o webinário “A velhice em tempos de pandemia: desafios e consequências atuais e futuras”.

Pesquisadores de quatro regiões do país e de diferentes áreas do conhecimento analisam os impactos da crise sanitária decorrente do novo coronavírus na terceira idade. Participam desse debate os professores Renato Veras (IMS/UERJ), Rodrigo Arantes (UFMG), Adriana Cavalli (UFPel), Kátia Moreira (Unir), além das coordenadoras dos grupos Lina Faria (UFSB) e Waneska Alves (UFJF/GV).

Segundo as organizadoras do evento, no Brasil, as pessoas idosas foram profundamente afetadas pelo contexto sanitário grave, onde resultou em elevada mortalidade e adoecimento deste grupo etário. Nos últimos dois anos, o idoso sofreu não apenas com o risco de adoecimento e morte por covid-19, mas também com a negligência e o preconceito de uma parcela da população e com a baixa qualidade e operacionalização dos serviços de saúde, que não estão preparados muitas vezes para atendê-los.

O webnário “A velhice em tempos de pandemia: desafios e consequências atuais e futuras” pretende discutir os desafios e as consequências atuais e futuras nas condições de vida e de saúde da população idosa em relação ao quadro de crise sanitária. O envelhecimento populacional traz consigo problemas de saúde que desafiam os sistemas de saúde. Neste sentido, segundo as coordenadoras, é fundamental debater os desafios relacionados ao planejamento e formulação de políticas públicas direcionadas à esta população na área da saúde, que visem ações de prevenção e cuidado direcionados às suas necessidades.

Discutir os impactos psicossociais relacionados ao contexto de vulnerabilidade social em meio a pandemia do Sars-CoV-2, a capacidade do sistema de saúde para enfrentar as várias situações causadas pela COVID-19, considerando a insuficiência e precariedade dos equipamentos e insumos de diagnóstico e terapia, bem como a importância da formação dos trabalhadores para o enfrentamento das demandas cada vez mais complexas dessa população, procurando alternativas para manter os idosos socialmente e economicamente integrados e independentes. Uma formação que aborde temas relevantes para a área da saúde das pessoas idosas, como o papel do SUS no envelhecimento saudável, a compreensão dos cuidados necessários em domicílio, o contato com pessoas idosas e suas vulnerabilidades, entre outros temas.

A transmissão do evento acontece pelo Google Meet. O webinário é gratuito e garante certificado aos participantes.

Interessados em participar do evento favor se inscrever pelo link https://forms.gle/4euYMqATwKz3o9CWA.

Link da videochamada: https://meet.google.com/jkm-sryr-nfb.