Página inicial > Eventos > [ON-LINE] Mesa redonda: Periódicos predatórios: desafios para autoria e editoria

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 10h22 | Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 16h57 | Acessos: 1261

MesaFinal300O que: Mesa redonda Periódicos predatórios: desafios para autoria e editoria

Quando: Dia 18 de novembro, às 15h

Onde: Canal da revista Paubrasilia no YouTube

Cientistas Convidadas

Sônia Vasconcelos

É professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também na UFRJ, coordena a Câmara Técnica de Ética em Pesquisa, da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, e o Laboratório de Ética em Pesquisa, Comunicação Científica e Sociedade. É Bacharela e Licenciada em Letras–Inglês/Literaturas de Língua Inglesa e Mestra em Literaturas de Língua Inglesa, ambos pela UERJ, e Doutora em Educação, Difusão e Gestão em Biociências, pela UFRJ. Realizou pós-doutorado sobre integridade em pesquisa, que resultou na organização do I Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (I BRISPE), em 2010. Desde então, vem contribuindo na organização dos BRISPEs, inclusive, sendo co-presidenta do VI BRISPE (outubro/2021). Coordenou o comitê organizador local da 4th World Conference on Research Integrity, em 2015, e, desde 2017, é membra fundadora do Comitê Gestor da WCRI Foundation.

Helena Donato

É diretora do Serviço de Documentação e Informação Científica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em Portugal. É pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em pré-graduação/mestrado integrado em Medicina; mestrado de Investigação Biomédica e doutoramento. Leciona em três pós-graduações da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. Monitora de vários cursos na área da indexação, pesquisa bibliográfica, metodologias de pesquisa, web 2.0, bibliometria, comunicação científica, CV médico, perfis científicos, e medical writing. Autora de artigos e diversas monografias na área da comunicação, escrita científica, CV médico e de pesquisa bibliográfica. Editora-chefe adjunta da Acta Médica Portuguesa, consultora de edição médica e bibliometria da revista Pulmonology e da Revista Portuguesa de Cardiologia. Consultora técnica de outras revistas médicas e de farmacoterapia.