Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - IV Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] - IV Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 09h47 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 09h47 | Acessos: 1559

O que: IV Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais

Quando: 20 a 22 de outubro

Onde: On-line

Inscrições: https://forms.gle/9UnCbRaJXc8XpSTJ6

 

Travessia decolonialTravessias decoloniais na Educação: Entre desafios e possibilidades transgressoras.

Em um panorama de enfrentamento à pandemia da covid-19, à intensa crise do capitalismo global e ao desgaste da democracia representativa brasileira, identificamos o quão urgente e propício é seguir pautando a educação como ferramenta de transgressão do status quo e emancipação de consciências e corpos que historicamente foram condicionados à exploração, marginalização e subalternidade. Pensar a educação como alternativa à realidade desigual que estamos vivenciando tem exigido, para além de um enaltecimento generalizado da mesma, a estratégica sinalização de suas metodologias e objetivos. Ou seja, além de evocar a potência da educação, cabe apresentar nitidamente suas características, a quais demandas sócio-políticas esta deseja atender e por quais caminhos esta deve se estruturar.

Em vista disso, o IV Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-raciais com o tema Travessias decoloniais na Educação: Entre desafios e possibilidades transgressoras, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB – Campus Paulo Freire) é uma tentativa de corroborar com debates educacionais — de espaços formais e não-formais — que se propõem decoloniais, antirracistas, antisexistas, anti-imperialistas, anticapacitistas, democráticos, para a diferença e pela liberdade. Nesse sentido, privilegiando o debate étnico-racial, o evento propõe-se interseccional na medida em que compreendemos que as opressões se consubstancializam. Desta forma, ao suscitar desafios e possibilidades de uma educação que se propõe transgressora e decolonial, almejamos provocar um encontro transdisciplinar de pesquisas que contemplem a diferença a partir da perspectiva de raça, etnia, gênero, sexualidades e inclusão, com participação aberta a toda comunidade.

O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, no formato online. (O link do canal de transmissão será divulgado em breve no site).

Para mais informações, acessar ao site do evento: https://ppgercpf21.wixsite.com/my-site

 

Texto e arte: Organização do evento

registrado em:
Fim do conteúdo da página