Página inicial > Eventos > [ON-LINE] Seminário Internacional Diversidade e Desigualdades na Educação

[ON-LINE] Seminário Internacional Diversidade e Desigualdades na Educação

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 10h08 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 10h39 | Acessos: 1358

O que: Seminário Internacional Diversidade e Desigualdades na Educação

Quando: de 23 a 27 de agosto de 2021

Onde: link online exclusivo para inscritos

evento internacionalO Seminário Internacional Diversidade e Desigualdades na Educação começa na segunda-feira (23). Trata-se de um evento bilíngue franco-português, concebido de forma interinstitucional.

O objetivo é promover intercâmbios entre estudantes de pós-graduação do Brasil e do Quebec cujo tema da pesquisa aborde questões relacionadas à diversidade e à luta contra as desigualdades em educação, bem como fortalecer as parcerias institucionais existentes e aprofundar a compreensão dessas questões a partir de perspectivas contrastivas e intersetoriais.

Esta edição, cujas atividades serão realizadas nas duas línguas, está organizada em torno de cinco conceitos-chave, que estruturam a pesquisa sobre o tema: interculturalidade, inclusão, integração, equidade e justiça social. A ideia é discutir sua polissemia e suas implicações teórico-metodológicas de acordo com os contextos nacionais e locais, públicos-alvo e campos disciplinares.

A fim de promover o intercâmbio entre pesquisadores e futuros pesquisadores da área da educação do Norte e do Sul, cada dia será estruturado em torno das seguintes atividades: Seminários de apresentação de trabalho de estudantes, Conferências com os pesquisadores do campo e Grupos de trabalho permitindo sustentar intercâmbios sobre os conceitos-chave. Além de integrar o comitê científico, a UFSB também participará com apresentação de pesquisas de estudantes (PPGER e PPGES).