Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] Evento "Estudos da Branquitude"
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] Evento "Estudos da Branquitude"

Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 16h23 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 16h27 | Acessos: 1969

O que: Evento on-line "Estudos da Branquitude"

Quando: 24 a 27 de agosto

Onde: On-line

 

960x440 evento 98519 banner

O evento técnico-científico "Estudos da Branquitude" é o primeiro da UFSB a abordar de maneira central a temática da branquitude. Faz parte de um projeto de pesquisa-intervenção conduzido por Arthur Luhr Mello (Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais / UFSB). A ideia é que o evento se torne bianual, tendo em vista a emergência em se debater a temática no Brasil e no mundo.

A Universidade é uma das instituições que constituem o chamado “Estado Moderno”. Ela contribui para a propagação da ideologia da Modernidade, que no campo científico é marcada pela hipervalorização da Razão e pela busca por uma verdade universal. Esse padrão está intrinsicamente ligado à uma ideia de humanidade, em que a população do mundo se diferencia hierarquicamente entre irracionais e racionais, inferiores e superiores, primitivos e civilizados, ultrapassados e modernos, sendo a Europa a protagonista. O sujeito branco europeu é considerado universal, enquanto outros grupos étnico-raciais são rebaixados e racializados. Tendo em vista a necessidade de se combater o privilégio branco, é mais do que necessário o debate acerca da branquitude nas Universidades e, em sentido strictu, na UFSB, uma universidade jovem, fundada em 2013.

A programação do evento se divide em três modalidades: 1) Grupos de Trabalho (GT); 2) Minicursos; 3) Mesas Temáticas. É possível se inscrever em mais de uma modalidade, pois não haverá atividades simultâneas. Todas as modalidades serão certificadas (certificados serão disponibilizados em até dois meses após o evento).

A abertura da primeira edição do Estudos sobre a Branquitude será no dia 24 de agosto, às 19h, com mesa de abertura sobre o tema "Universidade pública e o privilégio da branquitude", tendo como painelistas a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz e o professor Fábio Macedo Valente (UFBA), com mediação da acadêmica de Jornalismo (UFSB) Lia Valente.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página