Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Festival de Divulgação Científica Mundial: Pint of Science na UFSB
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] - Festival de Divulgação Científica Mundial: Pint of Science na UFSB

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Terça, 11 de Maio de 2021, 09h14 | Última atualização em Terça, 11 de Maio de 2021, 09h23 | Acessos: 1938

O que: Festival de Divulgação Científica Mundial: Pint of Science 

Quando: 17 a 19 de maio

Onde: Canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UC2cUdAZQ2B7aXsWhQuzmxJA

 

O Pint of Science é o maior festival de divulgação científica do mundo. Um evento que tem semelhança com os shows de música em diferentes palcos ao mesmo tempo, mas ao invés das bandas, os holofotes são para pesquisadores de Instituições de Ensino e Pesquisa.

O festival surgiu na Inglaterra em 2012 com Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, o objetivo era a interação entre pesquisadores e sociedade em geral, em ambientes mais informais, como em bares e restaurantes para conversar sobre ciência, ao invés do caminho mais tradicional do público ir até às universidades e conversar com os pesquisadores.

Ao longo dos anos, mais países e cidades foram demonstrando interesse pela proposta e promovendo o evento simultaneamente. Alguns países participantes: Reino Unido, França, Espanha, Itália, Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Irlanda, Tailândia e o Japão.

Em 2015 o Brasil passou a integrar o festival, que em 2019 chegou a ser realizado em 400 cidades de 24 países.

Em 2021, o evento ocorrerá entre os dias 17 a 19 de maio e será realizado de forma remota. Todas as Palestras serão transmitidas para o Canal do Pint of Science no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC2cUdAZQ2B7aXsWhQuzmxJA)

A Universidade Federal do Sul da Bahia, participará da edição de 2021 do festival Pint of Science. A comissão organizadora é composta por docentes do Câmpus Sosígenes Costa: Prof. Francisco Nascimento (Coordenador Regional), Prof. Silvio Sasaki (Coordenador Local), Prof. Juliana Quadros, Profa Catarina Marcolin e Dra. Tatiana Dadalto.

Dia 17 teremos palestras com pesquisadores da UFSB. Dia 18 é a vez dos pesquisadores da Bahia (UFSB em parceria com outras universidades da Bahia: UFOB, UFBA, UNIVASF e UESC). E para finalizar o festival de 2021, no dia 19 teremos um evento com pesquisadores da Região Nordeste.

No dia 17, as palestras e mesas-redondas virtuais que irão compor o “Pint of Science Porto Seguro”, ocorrerão das 18:00 as 21:00 hrs:

Tema: Ciência Pra Quê?

2 1

Horário: 18 as 19 hrs

Mesa 1 – Link: https://www.youtube.com/watch?v=s_Ye9lh_zBM

Convidados:

Gonzalo Vecina – Docente na Faculdade de Saúde Pública – USP. Fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Lucas Rosa – Biomédico, Mestre em Biologia Funcional e Molecular. Divulgador Científico no canal Mural Científico e Colaborador nos canais Universo Racionalista e Nunca vi um cientista.

Mediação: Silvio Sasaki - Docente na UFSB. Químico atuando na área de química ambiental marinha. 

 

  

 

 

 

3Horário: 19 as 21 hrs

Mesa 2 – Link: https://www.youtube.com/watch?v=fxMiBo_XxEo

Convidados(as):

Fran Silva – Docente na UFSB. Com formação em História. Tem experiência na área de História, Filosofia e Formação de Professores, com ênfase em Teoria e Filosofia da História e História das ciências.

Luiz Weber – Docente na UFSB. Biólogo Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia. Mediação: Tatiana Dadalto - Oceanógrafa, trabalha com morfologia de praias.

 

 

 

 

 

 

Todos os dias do festival serão transmitidos para o canal do Youtube do Pint of Science Brasil. Para maiores informações acessem: https://pintofscience.com.br/events/porto-seguro O evento do dia 17/5 terá certificação, cadastre-se via SigEventos da UFSB. Link para Pagina do Evento: https://pintofscience.com.br/events/porto-seguro Participe e venha brindar conosco!!!

registrado em:
Fim do conteúdo da página