Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Seminário Leda Maria Martins: Afrografias da Memória

[ON-LINE] - Seminário Leda Maria Martins: Afrografias da Memória

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Segunda, 10 de Maio de 2021, 16h37 | Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 16h37 | Acessos: 2567
O que: Seminário Leda Maria Martins: Afrografias da Memória
Quando: 11 de maio de 2021 às 19h.
Onde: Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do PPG-CEN: https://www.youtube.com/watch?v=h0egm4Yz7zY

WhatsApp Image 2021 05 10 at 09.51.59O Seminário Leda Maria Martins: Pensamentos e Poéticas acontecerá em plataforma virtual nos dias 04, 11 e 18 de maio de 2021 e tem como proposta a apresentação e reflexão do pensamento da referida professora a partir de algumas de suas obras literárias publicadas. O enfoque está sobre as obras publicadas em livros, sendo elas: A cena em sombras (1995), Afrografias da Memória (1997), o seu mais novo livro a ser lançado Performances do Tempo Espiralar (2021), a peça teatral Récita Nº 3 (2019) e os seus dois livros de poesia: Cantiga de Amares (1982) e Os Dias Anônimos (1999).

Cada um dos dias que compõem a programação será conduzido por uma de suas obras publicadas, tendo dois pesquisadorxs convidadxs atuando como apresentadores da obra e fomentadores de reflexões.O seminário é a culminância do trabalho desenvolvido no decorrer do semestre em seis instituições diferentes (UnB, UFBA, UFAL, UFSB, UESB, UFMG) quando o Plano de Curso trabalhado nos componentes curriculares ministrados pelxs professorxs envolvidxs terão as obras de Leda Maria Martins como elemento gerador de estudos, de reflexões, de produção artística, envolvendo estudantes num processo de aprofundamento acerca dos textos analisados, assim como terão o pensamento e a poesia de Leda Martins como operador criativo de obras cênicodigitais.

A professora Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1955. É rainha do Reinado do Jatobá. Desenvolveu sua carreira artística e docente em Minas Gerais como dramaturga, poeta, ensaísta e professora da Faculdade de Letras da UFMG. Seu mestrado foi na Indiana University tendo como resultado a dissertação publicada em livro intitulada “O moderno teatro de Qorpo Santo”. Sua tese de doutorado, publicada em livro no ano de 1995, A cena em sombras (1995) se constitui hoje como obra elementar nos estudos do teatro negro. No campo das práticas culturais, a professora Leda Martins tem o livro Afrografias da Memória (1997) que versa sobre o Reinado do Rosário de Jatobá e pode ser classificada como uma obra basilar na reflexão sobre fenômenos espetaculares afro-brasileiros. Em breve será lançado A performance do Tempo Espiralar, que tem alguns dos seus conceitos e ideias já inicialmente difundidos em palestras e artigos assinados pela professora. No campo da poesia o Cantigas de Amares (1983) e Os Dias Anônimos (1999) revelam a pluralidade temática e de gênero da autora. Coordenação: Érico José (UnB) e Alexandra G. Dumas (UFBA).

Convite para o Encontro de amanhã:
No dia 11, o segundo dia do Seminário Leda Maria Martins - Pensamentos e Poéticas, haverá a apresentação de Cynthia Barra (UFSB) e Marcos Alexandre (UFMG), e mediação de Érico José (UnB). Dessa vez, a conversa será sobre o livro Afrografias da memória. Lembrando que haverá certificado para quem participar de todos os encontros, é só preencher a lista de presença no chat do YouTube.

Instagram: @artescenicasedecolonialidade
Página no Facebook: A. Cênicas e Decolonialidade