Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Seminário do Pensamento Negro Insurgente
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] - Seminário do Pensamento Negro Insurgente

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quarta, 05 de Maio de 2021, 09h29 | Última atualização em Quarta, 05 de Maio de 2021, 09h38 | Acessos: 1720

O que: Seminário do Pensamento Negro Insurgente

Quando: 13 de maio - Mesa I 9:00 às 11:00 - Mesa II - 14 às 16 horas

Onde: O link para a transmissão em sala fechada será divulgado por e-mail 60 minutos antes do início de cada sessão.

Inscrições: https://forms.gle/ZDHge9PWBc1AXiPv5

A partir deste 13 de maio de 2021 o Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo, UFSB/CNPQ, inicia suas atividades públicas para o corrente ano com a oferta de minicursos, palestras e seminários no âmbito do projeto de Extensão “Jornada do Novembro Negro”.

A jornada que neste ano completa três anos de atividades oferece em sua abertura, no dia em que reflete sobre a abolição incompleta, o Seminário Pensamento Negro Insurgente com duas mesas de debates e reflexões sobre a produção intelectual negra insurgente no Brasil.

No período da manhã teremos o encontro sobre o documentário do Netflix “Emicida: Amarelo- É tudo pra ontem”, com a presença do roteirista do filme, o editor, escritor e pesquisador Toni-C, e do professor e pesquisador da obra Felipe Choco. Peça audiovisual que percorre a história da cultura negra insurgente brasileira nos últimos cem anos, a mesa terá como mediador o professor e mestrando do PPGER-UFSB Thawan Dias e o professor Richard Santos - PPGER- CFAC (UFSB) como debatedor.

Dando sequência à abertura das atividades, no período vespertino ocorrerá a mesa “Intelectualidade Negra Insurgente”, uma introdução à obra de Milton Santos, e Joel Rufino dos Santos, proporcionando uma reflexão sobre suas contribuições enquanto intelectuais do Pensamento Negro Contemporâneo e Insurgente brasileiro. Um encontro que também busca visibilizar suas trajetórias frente a uma academia branca.

A mesa será conduzida pela professora e mestranda Daniele Almeida e terá a presença dos professores Fernando Conceição, UFBA, e Amauri Mendes Pereira da UFRRJ. O debate ficará a cargo da professora Maria do Carmo Rebouças, PPGER-UFSB.


Amarelo. PNC SeminárioIntelectualidade insurgente. PNC seminário

registrado em:
Fim do conteúdo da página