Página inicial > Eventos > [ON-LINE] Seminário TRANSforme a UFSB

[ON-LINE] Seminário TRANSforme a UFSB

Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 09h52 | Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 09h53 | Acessos: 1946

O que: Seminário TRANSforme a UFSB

Quando: 31 de março de 2021, a partir das 14h

Onde:  sala do Auditório Virtual da UFSB

Seminário TRANSforme a UFSB mobiliza debates

transforme ufsb02Com o tema Ações Afirmativas, Permanência e Saúde da População Trans, acontecerá nesta quarta (31) o Seminário TRANSforme a UFSB. Organizado pela Proaf, através das suas Coordenações de Qualidade de Vida (CQV) e de Políticas de Promoção da Diversidade (CPPD), o evento marca o Dia Internacional da Visibilidade Trans e tem como objetivo contribuir com o debate sobre temas de saúde e educação ligados às transgeneridades. As mesas que compõem o evento começarão às 14 horas e acontecerão no Auditório Virtual da UFSB, através do link: https://youtu.be/zGbbfYEWVIM

A CQV abre as atividades, às 14 horas, com o lançamento da Cartilha Nacional de Serviços Públicos de Saúde para a Pessoa Trans. O documento, produzido pela CQV através do Setor de Promoção à Saúde Estudantil (SPSE), teve com objetivo promover informação, encorajar a busca por qualidade de vida e autocuidado da pessoa trans.

Logo em seguida, às 14h40, a psicóloga e doutoranda em Enfermagem e Saúde pela UFBA, Carle Porcino, falará sobre A imagem da pessoa travesti por universitárias/os. Dando prosseguimento, a coordenadora do Serviço de Assistência à População Transexual e travesti do Hospital das Clínicas da UFPE, Suzana Livadias, falará sobre O atendimento especializado a pessoa trans: a experiência do espaço trans da UFPE. A fala ocorrerá às 15h10. Encerrando a programação vespertina, a professora Dodi Leal (UFSB) falará às 15h40: A Pciscologia e a medicisna estão preparadas para tutelar a saúde das corpas trans?

transforme ufsb 01A programação da noite começará às 19 horas com a apresentação do Edital Proaf: Vivências Trans, a ser lançado no mês de abril e contando com o objetivo de acrescentar forças para a política de permanência de pessoas trans na graduação da UFSB. Logo em seguida, às 19h30, a mesa Ações Afirmativas e Políticas Públicas de Educação, com a presença da vereadora e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo, Erika Hilton, da docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Jaqueline de Jesus, e da educadora social do Instituto Brasileiro Trans de Educação, Joane Bastos, tratará de debates sobre políticas de cotas e permanência de estudantes trans no ensino superior.

Com a realização do evento, a Proaf compreende que deve, também a partir das contribuições coletadas nos debates, proceder a avaliação do histórico do desenvolvimento das políticas voltadas à população trans na UFSB. Com isso, está nos planos a construção de nota técnica a ser apresentada à comunidade com apontamentos e recomendações que busquem avanços para as pautas abrangidas pela atual política.