Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Aula magna do curso de jornalismo “O jornalismo contemporâneo no Brasil: uma análise crítica”

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 17h14 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 17h43 | Acessos: 1914

O que: Aula magna “O jornalismo contemporâneo no Brasil: uma análise crítica”

Quando: 02 de março – 19h.

Onde: Canal do Centro de Formação em Artes e Comunicação no YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCmUlBikvqVIziIPzzVh7Mbw

munizNo próximo dia 02 de março, às 19 horas, terá lugar na Universidade Federal do Sul da Bahia a inauguração do curso Bacharelado em Jornalismo, curso vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB. Na oportunidade, o Professor Emérito da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Muniz Sodré, ministrará aula magna com o tema “Jornalismo contemporâneo no Brasil: uma análise crítica”. Esse momento inaugura as atividades da I Jornada de Comunicação do referido Curso.

O Bacharelado em Jornalismo nasce ciente das complexidades contemporâneas e técnicas no âmbito das tecnologias digitais e em rede, e está orientado à construção de ambientes de reflexão e práticas que levem em consideração tal contexto nas potencialidades profissionais do jornalismo hoje. Assume o desafio da formação de profissionais comprometidos com o meio, o território, sua comunidade e com o desenvolvimento regional, evidenciando a pluralidade étnica e cultural local e proporcionando soluções criativas para o mercado da informação e comunicação.

A presença do professor Muniz Sodré nessa aula inaugural tem como objetivo contribuir para a construção de um jornalismo crítico e situado, pensado a partir do território, sem perder a perspectiva global.

I Jornada da Comunicação

A atividade com o professor Muniz Sodré inaugura o que chamamos de Jornada da Comunicação no Centro de Formação em Artes e Comunicação a ocorrer durante o quadrimestre 2020.3. Com perspectivas extensionistas, a Jornada está composta de atividades de apresentação do Curso aos discentes do curso, de interação entre discentes e docentes e discussões temáticas sobre comunicação e jornalismo. Desse modo, teremos palestras com os docentes do curso e atividades especiais com convidados(as) externos(as) à universidade e pensadores(as) da área.

MiniBio Muniz Sodré

Baiano de São Gonçalo dos Campos, Muniz Sodré Cursou mestrado em Sociologia da Informação na Universidade de Paris III – Sorbonne, Doutorado em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-doutorado na École des Hautes Études em Sciences Sociales, na França. É membro, entre outros, da Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil (SECNEB) e da Associação Brasileira de Semiótica.

Pesquisador das línguas iorubá (nagô) e do crioulo de Cabo Verde, é também Obá de Xangô do terreiro baiano de Axé Opô Afonjá. Colaborou para o Jornal do BrasilFolha de S. Paulo, revistas Visão e Traverses. Intelectual afrodescendente e um dos mais destacados pensadores brasileiros contemporâneos, Sodré é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.

Pioneiro no campo dos estudos comunicacionais no país e autor de importantes contribuições sobre comunicação e cultura, tem livros publicados no Brasil e no exterior, sendo sua obra importante referencial para os estudos sobre comunicação, cultura brasileira e em especial sobre a condição da população afrodescendente e suas formas de resistência cultural.

Contato: jornalismo@ufsb.edu.br

Coordenador de curso – Prof.Dr.Richard Santos – richardsantos@csc.ufsb.edu.br

Vice coordenador – Prof.Dr. Spensy Pimentel – spensy@ufsb.edu.br

Realização: Bacharelado em Jornalismo/CFAC