Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ONLINE] III DESMONTE: TEATRA DA OPRIMIDA - I Seminário Pedagógico Online do Curso Artes do Corpo em Cena
Início do conteúdo da página

[ONLINE] III DESMONTE: TEATRA DA OPRIMIDA - I Seminário Pedagógico Online do Curso Artes do Corpo em Cena

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 09h58 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 09h58 | Acessos: 1709

MESA CO que: III DESMONTE: TEATRA DA OPRIMIDA - I Seminário Pedagógico Online do Curso Artes do Corpo em Cena 

Quando: De 24/02 a 26/02/2021, das 19h às 21h30

Onde: Online, no canal do YOUTUBE DO DESMONTE SEMINÁRIO: https://www.youtube.com/channel/UChAOk-blZ08X3aIgdLGhAUg

 

III DESMONTE: TEATRA DA OPRIMIDA

I Seminário Pedagógico Online do Curso Artes do Corpo em Cena 

 

O Seminário Pedagógico Online do curso Artes do Corpo em Cena (ACC) da UFSB é um espaço de vivências e trocas entre estudantes, docentes e convidadas/os externos/as em torno dos fazeres e receberes da cena e do corpo. A primeira edição, aberta ao público geral, acontecerá totalmente online em fevereiro de 2021, em função dos cuidados requeridos devido à pandemia da covid-19. Na ocasião, em parceria com o Desmonte Gênero (Escola de Dança/UFBA e IHAC/UFBA) e o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA), almejamos espaços de partilha nos quais as experiências de desobediências de gênero apontam novas epistemologias e novas lógicas nas artes teatrais, da dança e da performance. Alinhado ao projeto de revisão transfeminista da área cênica, do teatro para a teatra, o evento traz sementes para territórios de ensino e aprendizagem da área que rompem com a norma masculina, com a norma branca, com a norma cisgênera, com a norma capacitista, com a norma heterossexual e com a norma euro-estadunidense, rumo ao reconhecimento cênico e corporal das existências diaspóricas.

Compõem a comissão organizadora do evento a professora Dra. Dodi Tavares Borges Leal (UFSB), o professor Dr. Leonardo da Silva Souza (UFSB), o professor Dr. Éder Rodrigues da Silva (UFSB) e Ian Guimarães Habib (Mestrando em Dança - UFBA). O evento é também uma realização em parceria com o Grupo de Pesquisa Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo (CNPq/UFSB).

 

REALIZAÇÃO

- Desmonte Seminário @desmonteseminario

- Bacharelado em Artes do Corpo em Cena (CFAC/UFSB)

- Grupo de Pesquisa Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo (CNPq/UFSB)

- Grupo PORRA - Escola de Dança da UFBA @grupoporra

- NuCus - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades - IHAC/UFBA @ttinucus

- MUTHA – Museu Transgênero de História e Arte @muthabrasil

MESA D

 

DIA 1 - 24/02/2021 - quarta-feira

19h - 20h Lançamento do livro - Teatra da Oprimida: últimas fronteiras cênicas da pré-transição de gênero - professora Dra. Dodi Leal (Org.). - SESSÃO I: Da psicologia ao travanejo, com Alice Marcone

https://www.youtube.com/watch?v=yYvAkHuRFGE

20h - 21h30h Aula Magna: Transição da dramaturgia teatral para o audiovisual - Luh Maza

https://www.youtube.com/watch?v=p3E7ujaYc_k

DIA 2 - 25/02/2021 - quinta-feira

19h - 20h Lançamento do livro - Teatra da Oprimida: últimas fronteiras cênicas da pré-transição de gênero - Profa. Dra. Dodi Leal (Org.). - SESSÃO II: A teatra negra, com a professora Dra. Alexandra Dumas (UFBA)

https://www.youtube.com/watch?v=5InmJhhVL4U

20h - 21h30 Debate - Performances de combate - com a professora MSc. Marina Silvério (UFSB) e a estudante Caz Ångela Além Alma (BIA/CFA/UFSB)

https://www.youtube.com/watch?v=RWx6Nz_yazc

DIA 3 - 26/02/2021 - sexta-feira

19h00 - 20h30 Mesa: Museu Transgênero de Historia e Arte - MUTHA:

Transformação corporal, processos de cura e Performance

com Ian Habib (UFBA) – Fala de abertura e mediação, Dr. Lino Arruda (UFSC/Universidade do Arizona/EUA), Uarê (Mori Zines), Dre. Elton Panamby (UERJ), Luan Okun (Lisboa), Me. Miro Spinelli (NYU), Dr. Daniel Coleman (University of North Carolina/EUA)

https://www.youtube.com/watch?v=0PlH_mZ1QPY

21h00 - 22h30 Mesa: Representatividade Trans nas Artes III: Alternativas para o mercado cultural

com Khalil Piloto (Abayomí Casa de Cultura e mestrando no PPGER/UFSB) – Fala de abertura e mediação, Renata Carvalho (MONART), Me. Vércio Gonçalves (PPGLITCULT/UFBA), Me. Lino Gabriel (UFSC)

https://www.youtube.com/watch?v=PXiqDs196a4

registrado em:
Fim do conteúdo da página