Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual - Cineclube on-line “Insurgência Negra Nas Artes”
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] - Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual - Cineclube on-line “Insurgência Negra Nas Artes”

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h40 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h40 | Acessos: 1812

CINECLUBE NOVEMBRO NEGRO cardO que: Cineclube on-line “Insurgência Negra Nas Artes” - evento do projeto de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual

Quando: 16, 17 e 18 de outubro de 2020

Onde: Online, em sala virtual

 

 

Acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro mais uma edição do cineclube on-line do programa de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual. A atividade integra a programação da II Jornada do Novembro Negro, organizada pelo Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (UFSB) e com coordenação geral de Richard Santos e Maria do Carmo Rebouças. 

Como sabemos, a Jornada ocorre no mês comemorativo da Consciência Negra, alusivo à imortalidade de Zumbi dos Palmares, mito fundador da luta antirracista e pela vida da Maioria Minorizada no Brasil. Em 2020, será dedicada especialmente ao tema Insurgência Negra nas Artes, homenageando dois grandes artistas negros brasileiros de áreas distintas e convergentes: Mateus Aleluia, pensador, cantor e compositor, e Joel Zito Araújo, cineasta, produtor e pesquisador comunicacional. 

A abertura da Jornada ocorrerá no dia 16/11, às 14h e contará com a presença das instituições organizadoras e parceiras, assim como da reitora da UFSB, e às 15h acontecerá a primeira mesa intitulada Insurgência Negra nas Artes: música, ancestralidade e letramento com Mateus Aleluia, com a presença do cantor cachoeirano.

A programação específica do cineclube contará com duas noites de debates em torno de filmes (dias 16 e 17), com a participação de convidados/as. E no terceiro dia contará com conferência de encerramento com Joel Zito Araújo (dia 18). 

Os filmes serão disponibilizados para serem assistidos ANTES, sendo os encontros de segunda e terça-feira reservados exclusivamente ao bate-papo entre os/as participantes inscritos/as e debatedores/as. O link de acesso à sala virtual e outras informações adicionais serão enviadas diretamente para o e-mail cadastrado pelos/as inscritos/as. Serão fornecidos certificados de participação para quem acompanhar pelo menos 2 dos 3 encontros. Carga horária total: 12h/aula.  

As inscrições para o cineclube ocorrerão entre os dias 03 e 13 de novembro. 

Mais informações pelo email <imaginacircuito@gmail.com> ou pelas redes sociais do Imagina!: facebook.com/imaginacircuito e instagram.com/imagina_circuito

Para informações da programação completa da II Jornada do Novembro Negro (que inclui ainda colóquio e mesas de debates), consulte a programação no link https://sig.ufsb.edu.br/eventos/public/evento/JNN2020 ou escreva para o nnegroufsb@gmail.com.  

 

AGENDA


Data/Hora

Programação

Convidados/as

16/11, segunda

às 19h

Discussão do filme:  

Aleluia, o canto infinito do Tincoã (Tenille Bezerra, 2020, 70 min, documentário)



Tenille Bezerra (cineasta)

Tássio Ferreira (UFSB)


Mediação: Cristiane Lima (UFSB/ Imagina!)

17/11, terça,

às 19h

Discussão dos filmes:

Raça (Joel Zito Araújo, 2012, 102 min, documentário)


A negação do Brasil (Joel Zito Araújo, 2000, 91min, documentário) 



Letícia Maria de Souza Pereira (UFBA) 

 Richard Santos (UFSB)


Mediação: Cristiane Lima (UFSB/ Imagina!)

18/11, quarta

às 14h

Conferência de Encerramento da II Jornada do Novembro Negro - com Joel Zito Araújo


Joel Zito Araújo (cineasta)



registrado em:
Fim do conteúdo da página