Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - II Seminário de Estágio Supervisionado: Educação em tempos de pandemia

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 14h07 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 14h43 | Acessos: 3032

O que: II Seminário de Estágio Supervisionado: Educação em tempos de pandemia

Quando: 23 a 27 de novembro

Onde: https://www.youtube.com/channel/UCPvd9k5VPl_I8EPxAPDZMwA?view_as=subscriber

Inscrições: https://sig.ufsb.edu.br/eventos/public/evento/SESETP (Em breve, serão abertas as inscrições para os minicursos)

II Seminário de Estágio SupervisionadoO II Seminário de Estágio Supervisionado: educação em tempos de pandemia, busca um diálogo entre xs estagiárixs, supervisorxs, professorxs da Educação Básica, Universidade e Escola, na construção de possibilidades no ensinar e aprender a profissão docente, proporcionando a partilha de posturas e concepções didático-pedagógicas.

O Estágio Supervisionado é pensado aqui como um lugar para uma reflexão-ação-reflexão. Neste sentido, a partir das atividades que serão desenvolvidas no seminário, buscará a partilha e a potencialização do Estágio Supervisionado como instância importante nos diálogos colaborativos entre Universidade e Educação Básica, sobretudo em tempos pandêmicos, onde se fazem necessárias as políticas de acolhimento e solidariedade.

Em sua segunda edição, o Seminário de Estágio vem refletir as possibilidades e os desafios do fazer/ser docente nesses tempos de pandemia, sendo um lócus de partilha e construção do conhecimento de experiências docentes e discentes com o ensino remoto, bem como outras reinvenções curriculares que se fazem presentes na educação escolar e não escolar.

Organização:

Prof. Jaqson Alves Santos

Profª. Mydiã Falcão Freitas

Prof. Paulo de Tássio Borges da Silva

23 de novembro de 2020

Retângulo de abertura do II Seminário de Estágio Supervisionado: educação em tempos de pandemia, com o lançamento dos Anais do I Seminário de Estágio Supervisionado.
Profa. Dra. Caroline Caputo – Vice-decana – IHAC/UFSB/CPF
Profa. Dra. Milena Magalhães – PROGEAC
Mediação: Profa. Dra. Liziane Martins – Estágio Supervisionado – IHAC/UFSB/CPF

Conferência às 19h00: "Educação em Tempos de Pandemia: desafios e possibilidades na cibercultura".
Profa. Dra. Luzineide Miranda Borges – UESC.

24 de novembro de 2020

Minicursos a partir das 14h00:
- O uso do Socrative como estratégia de avaliação no ensino remoto - (Prof. Dr. Francisco Nascimento – UFSB/CSC);
- Ensino de História: entre as interseccionalidades, a literatura e a performance art - (Profa. Ms. Patrícia Gisélia Batista (Pagi) – UFU).

Minicursos a partir das 19h00:
- O uso de plataformas dinâmicas no ensino de matemática - (Prof. Gustavo – Complexo Integrado de Educação de Itamaraju - CIEI);
Fanzines e Ensino: Pensamento decolonial e Epistemologias do Sul na expressão autoral - (Profª. Danielle Barros Silva Fortuna  – UFSB/CPF);

- Ensino de História e seu Currículo: limites e possibilidades - Victor Augusto Lage Pena  – UFSB/CPF);

25 de novembro de 2020

Retângulo de Diálogos às 19h00: "Educação em Tempos de Pandemia: experiências no Extremo Sul Baiano".
Profa. Marialda Dias - CIE de Itamarajú - BA
Profa. Brenda Silva - Escola Comunitária Ideal de Alcobaça - BA
Profa. Iara Trindade - Escola Comunitária Ideal de Alcobaça - BA
Prof. Dr. Benedito Santo - Escola Comunitária Ideal de Alcobaça – BA

26 de novembro de 2020

Minicursos a partir das 14h00:
- A importância do planejamento no ensino remoto - (Prof. Ms. Ricardo Teles– UNIP - Aracaju);
- Música e Ensino de Língua Portuguesa - (Profa. Dra. Naissa Rajão - UFSB- CPF);
- O uso da etnoprintgrafia como metodologia de pesquisa - (Profa. Dra. Luzineide Miranda Borges - UESC).

Retângulo de Diálogos às 19h00: "Educação Inclusiva em Tempos de Pandemia: excluídos do interior?"
Profa. Ms. Guilhermina Bessa - UNEB - Departamento de Educação - Campus X
Profa. Jokebede Gonçalves - Colégio Batista
Profa. Ms. Elizete Oliveira - Rede Municipal de Teixeira de Freitas - BA

27 de novembro de 2020 das 19h00 às 22h00:

Minicursos a partir das 14h00: - Ensino de Literatura: corpo e palavra - (Profa. Dra. Fabiana Carneiro – CCHLA - UFPB);

Apresentação das comunicações nos eixos:
- Experiências transdisciplinares no ensino de artes;
- Experiências transdisciplinares na área das linguagens;
- Experiências transdisciplinares em humanidades;
- Experiências transdisciplinares em ciências da natureza e matemática.