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[ON-LINE] - Curso: Transgeneridades na Educação Superior

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 17h00 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 17h00 | Acessos: 1486

O que: Curso: Transgeneridades na Educação Superior

Quando: 02 de outubro a 04 de dezembro, todas as sextas, das 10 às 12 horas

Onde: Sala virtual a ser disponibilizado aos inscritos

Inscrições: 23 a 30 de setembro de 2020, via SIGRH, através do link https://sig.ufsb.edu.br/sigrh/servidor/portal/servidor.jsf  no menu Capacitação -> Inscrições -> Realizar Inscrição

 

O curso "Transgeneridades na Educação Superior", que acontecerá entre os dia 02 de outubro e 04 de dezembro, será ministrado por Dodi Tavares Borges Leal (UFSB) e Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ). Contará com apresentação e diálogo sobre as existências transgêneras buscando a capacitação de professores/as cisgêneras/os e TAEs da UFSB para o melhor preparo e valorização das pessoas transgêneros/as da comunidade universitária.

A carga horária total será de 30 horas, divididas em 18 horas de atividades síncronas e 12 horas de atividades assíncronas. As inscrições acontecem até o dia 30 de setembro, via SIGRH, através do link https://sig.ufsb.edu.br/sigrh/servidor/portal/servidor.jsf  no menu Capacitação -> Inscrições -> Realizar Inscrição. As vagas são limitadas a 30.

Ementa: 
- Gênero, transgeneridades e Direitos Humanos;
- Epistemologias trans e protagonismo de pessoas trans na pesquisa acadêmica e na docência;
- Arte, cultura trans e desobediências de gênero;
- Saúde mental da população trans. Pessoas trans antes, durante e depois da universidade: do pré-vestibular à inserção profissional, combate à evasão e fracasso escolar;
- Transfeminismo: gênero, luta de classes, processos étnico-raciais e sexualidades;
- Vidas trans, relações afetivas, luta por moradia e trabalho;
- Transgeneridades e reservas de vaga: autodeclaração e reconhecimento recíproco;
- Filosofia e Transgeneridades; 
- Políticas de linguagem de gênero no ensino superior.

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