Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - 1ª Jornada de História da UFSB: Pandemias em Perspectivas Interdisciplinares
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] - 1ª Jornada de História da UFSB: Pandemias em Perspectivas Interdisciplinares

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 09h14 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 14h34 | Acessos: 2243

O que: 1ª Jornada de História da UFSB: Pandemias em Perspectivas Interdisciplinares

Quando: 13 e 14 de outubro

Onde:  Youtube no canal https://bit.ly/JH_UFSB

 

1a semana de historia da UFSBA 1ª Jornada de História da UFSB: Pandemias em Perspectivas Interdisciplinares ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro, com transmissão gratuita e aberta pelo Youtube no canal https://bit.ly/JH_UFSB. O evento contará com 8 mesas não simultâneas que começarão na tarde do dia 13 e seguirão até às 21h do dia 14 de outubro. Já estão confirmados nomes de pesquisadoras(es) de vários lugares do Brasil e de diversas áreas do conhecimento, não apenas historiadoras(es), que debaterão o tema bastante atual das pandemias a partir de olhares múltiplos.

A 1ª Jornada de História é um evento destinado a profissionais, pesquisadores, estudantes e demais interessados da sociedade civil em discutir, por meio do diálogo amplo e interdisciplinar, os temas e as questões relacionadas às doenças, epidemias e pandemias ocorridas em diferentes processos históricos do mundo, do Brasil e da Bahia. Visa promover discussões históricas em torno do atual momento de crises ocasionadas pela pandemia de Covid-19, mas também pensar nos horizontes possíveis para o devir amplamente denominado de “novo normal”.

“É uma alegria poder discutir, também do ponto de vista da História e das pesquisas históricas, um tema tão importante e que tem impactado nossas vidas de modo significativo na atualidade. A história é viva e se debruça com um olhar especializado sobre temas do presente”, afirma a Coordenadora da Licenciatura em História da UFSB, professora Ivana Gamerman, que lembra que a 1ª Jornada ocorrerá justamente durante a Semana de Acolhimento, juntando-se à programação desta, que marca o início do quadrimestre letivo 2020.2.

A professora Ayalla Oliveira, que compõe a Comissão Organizadora do evento, acredita que as temáticas das mesas contribuirão tanto na divulgação como na potencialização do conhecimento histórico e, portanto, contribuirão também com o fortalecimento do curso de História da UFSB, ofertado não ocasionalmente no território da “chegada” dos portugueses ao Brasil no sec. XV. Lembra, ainda, que a Jornada pode ser entendida como uma comemoração pela aprovação da tão esperada Lei n. 14.038, de 17 de agosto de 2020, que regulamenta a profissão de historiador. “Uma conquista histórica para a sociedade e para historiadores e historiadoras do Brasil”, lembrou a professora.

 

Inscrições

As(os) interessadas(os) poderão realizar inscrição gratuita pelo site do evento: https://www.even3.com.br/1jornadahistoriaufsb/ 

Os certificados serão enviados após o evento, sendo necessário 75% de frequência.

 

Canal do Youtube para acompanhar o evento: https://bit.ly/JH_UFSB

Siga o canal e marque o sininho para receber as notificações no dia do evento.

 

Redes sociais

Todas as informações também podem ser encontradas nas Redes Sociais da Jornada (Facebook e Instagram):

https://www.facebook.com/jornadaHistoriaUFSB https://www.instagram.com/jornadadedehistoriaufsb/

 

 

Texto: Comissão Organizadora da 1ª Jornada de História da UFSB

registrado em:
Fim do conteúdo da página