Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Curso preparatório para a seleção do PPGES e PPGER: Enegrecendo a Academia
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] - Curso preparatório para a seleção do PPGES e PPGER: Enegrecendo a Academia

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 09h03 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 09h04 | Acessos: 2660

O que: Curso preparatório para a seleção do PPGES e PPGER: Enegrecendo a Academia

Quando: Setembro a Novembro, a partir do dia 16/09

Onde: https://www.youtube.com/c/GELPOC

Inscrições: Até 12/09/2020, AQUI

 

O Coletivo Dandaras é formado por um grupo de pós-graduandas(os) - majoritariamente por mulheres negras, e fundado a partir de discentes negras do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) da UFSB. Atualmente o Coletivo Dandaras agrega também outras mulheres e homens negros estudantes de programas de pós-graduação de outras universidades da Bahia e do Brasil.

Baseado no  Projeto Monitoria Voluntária ofertado pelo Coletivo Dandaras em 2018, o coletivo organizará em 2020 o projeto Enegrecendo a Academia, cujo público-alvo  são candidatos/as que pretendem ingressar pelas Políticas Afirmativas no PPGES e PPGER (Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) da UFSB na seleção de 2021. O projeto contará com encontros virtuais para explicar os editais de seleção, aulas para orientar a construção dos projetos de pesquisa, como se preparar para a prova oral e como atualizar o currículo LATTES. Os participantes também poderão ter os seus projetos revisados antes da inscrição. Serão selecionados 16 participantes para acompanhamento e revisão do projeto.

Os candidatos que concorrerão para outros programas de pós-graduação poderão acompanhar as aulas via YouTube no endereço:  https://www.youtube.com/c/GELPOC

O objetivo do projeto é atuar pela efetividade da política de cotas por meio da orientação das (os) candidatas(os) para todas as etapas do processo seletivo. As atividades de acompanhamento e revisão dos projetos são exclusivas apenas para quem se inscrever pelas cotas. As(os) demais interessadas(os) poderão acompanhar as orientações via YouTube.

Vale ressaltar que essa é uma proposta que surgiu em 2018 a partir da observação crítica das discentes sobre o modo como as cotas foram implementadas em editais do PPGES, desta forma perceberam que enquanto estudantes regulares do Programa poderiam colaborar com candidatas(os) no processo seletivo, para que mais negras(os) conseguissem ter acesso à pós-graduação, pois os números ainda são muito baixos.

Com o amadurecimento do projeto e ampliação das integrantes do Coletivo Dandaras, além de uma importante parceria com o PPGER, O Coletivo Dandaras resolveu ampliar as ações para todos os perfis de cotistas, incluindo os indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência e também ampliando para a seleção de mestrado do PPGER.  

As/os  interessadas/os podem se inscrever através do formulário eletrônico até o dia 12/09/2020: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0pl1KriFfNtD0eD3vjHc7Xkd13jQb5Ks2XpIKDNYn6QZHsg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

Mais informações: Coletivo Dandaras (Instagram):

https://www.instagram.com/coletivo.dandaras/

registrado em:
Fim do conteúdo da página