Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Pint of Science Bahia

[ON-LINE] - Pint of Science Bahia

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 09h24 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 09h24 | Acessos: 1932

O que: Pint of Science Bahia

Quando: 08 a 10 de setembro

Onde: On-line

pint ba divulgacao

A Universidade Federal do Sul da Bahia, através do Campus Sosígenes Costa, foi selecionada para a edição 2020 do festival Pint of Science, criado em  2012 por pesquisadores do Imperial College de Londres.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

A experiência foi tão inspiradora que  decidiram propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas, nos tradicionais pubs do Reino Unido.

Em 2015 o Brasil passou a integrar o festival, que em 2019 chegou a ser realizado em 400 cidades de 24 países.

Em virtude da pandemia da Covid-19,  os planos precisaram ser refeitos e o evento será realizado virtualmente, organizado pela UFSB em parceria com outras universidades da Bahia: UFOB, UFBA, UNIVASF e UESC. A equipe, para o evento on-line, é a mesma que estaria no presencial. Além do coordenador local, participam as professoras Dras. Juliana Quadros, Catarina Marcolin e Tatiana Dadalto (CFCAM), e os prof. Drs. Silvio Sasaki e Rodrigo Sussman (CFCAM), além, é claro, de uma equipe de voluntários estudantes de graduação.

Nas palestras e mesas-redondas virtuais que irão compor “Pint of Science Bahia”,que ocorrerão sempre das 19:00 as 20:30h,  a UFSB será representada por:

Dia 08/09
Tema: Universidades baianas  Vs COVID-19: pegando o corona na curva e fritando no dendê!
Prof. Dr. Fabrício Berton Zanchi (CFCAM)

Dia 09/09
Por que eu não cancelo o meu racismo?
Prof Dr Richard Santos (CFH)

Dia 10/09
Desastres ambientais:o que você e a ciência tem a ver com isso?
Profa. Dra. Juliana Quadros - moderadora (CFCAM)
Prof. Silvio Sasaki (CFCAM)

O site oficial do evento é https://pintofscience.com.br