Página inicial > Eventos > [ONLINE] Currículo, Cultura e Diferença: uma conversa com Elizabeth Macedo

[ONLINE] Currículo, Cultura e Diferença: uma conversa com Elizabeth Macedo

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 16h19 | Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2020, 13h13 | Acessos: 3924

Palestra BethO que: Palestra "Currículo, Cultura e Diferença" com a professora Elizabeth Macedo (UERJ)

Quando: dia 09/09/2020, às 19h

Onde: Canal do Grupo de Estudos "Currículo, Diferença e Formação de Professorxs" no Youtube

A palestra faz parte dos diálogos tecidos no grupo de estudos "Currículo, Diferença e Formação de Professorxs", coordenado pelo professor Paulo de Tássio Borges da Silva. A proposta tem como objetivo potencializar reflexões sobre Currículo, Cultura e Diferença numa perspectiva pós-colonial e pós-estrutural, contribuindo para os debates no campo curricular, interseccionalizando com as questões de gêneros, sexualidades e raça/etnia.

Elizabeth Macedo é Mestre e Doutora em Educação (UFRJ/UNICAMP). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entre 2008 e 2015, foi Diretora de Fomento ao Ensino de Pós-graduação (exceto quando no exterior) e, de 2001 a 2004, foi Assessora da Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduacão da mesma Universidade. Foi membro da comissão de área da CAPES de 2001 a 2014, tendo sido coordenadora adjunta no triênio 2008 a 2011. Foi coordenadora da área de Educação na FAPERJ (2012 a 2018), sendo atualmente assessora da Diretoria Científica para as áreas de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes. Atua em docência, orientação e pesquisa no campo do Currículo. É presidente eleita da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (desde 2013), tendo participado da diretoria de 2008-2013 na função de Tesoureira. É editora associada do Journal of Curriculum Studies e membro do comitê editorial da Curriculum Inquiry. Foi editora da Revista Transnational Curriculum Inquiry de 2011 a 2013. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista 1A do CNPq e procientista da FAPERJ/UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença do CNPq. Participa de parcerias internacionais com Estados Unidos, Canadá, Portugal, Áustria, China e diferentes países da América Latina. Tem coordenado vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES, FAPERJ e FINEP.

A palestra será transmitida no canal do grupo de estudos Currículo, Diferença e Formação de Professorxs - Aproveite e se inscreva no canal do grupo de estudos.

Para quem deseja certificação é necessária a inscrição no link abaixo até 08/09/2020.