Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Curso "Dimensões do ritmo: arte, vida e diferença"
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] - Curso "Dimensões do ritmo: arte, vida e diferença"

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2020, 17h40 | Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2020, 17h40 | Acessos: 1641

O que: Curso "Dimensões do ritmo: arte, vida e diferença"

Quando: Todas as terças e quintas, do dia 08 de setembro ao dia 24 de setembro

Onde: Virtual

Inscrições: A partir do dia 31/08, no link https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/dimensoes-do-ritmo-arte-vida-e-diferenca

 

EVENTO

 

O Curso on-line Curso "Dimensões do ritmo: arte, vida e diferença" é uma série de encontros organizados pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP em parceria com o Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias (CNPq) que oferecerá, entre os dias 08 e 24 de setembro, 06 encontros que têm como objetivo discutir as dissonâncias do Brasil de hoje. A expectativa é a de que o tensionamento de distintas produções artísticas faça emergir uma complexidade de modos de produção de imagens, sons, performances e textos, as suas especificidades materiais, as especificidades dos ritmos inscritos em cada produção e as diferentes formas de criar/existir/resistir no mundo contemporâneo. Os encontros serão virtuais, e as inscrições gratuitas estarão abertas a partir do dia 31/08.




Programação


Mesa 1. Dimensões do ritmo. O ritmo em suas diversas dimensões: ritmo na natureza, nos corpos e nas atividades humanas - trabalho, arte, literatura, esportes.
Com Hans Ulrich Gumbrecht e Flora Süssekind.
Mediação de Guilherme Foscolo e Alex Martoni.

Mesa 2. Materialidades do ritmo. As diferentes funções da dimensão material do ritmo na vida contemporânea. O debate pretende colocar em perspectiva as relações entre ritmo, esporte, arte, literatura e tecnologia na produção política de formas de vida no mundo atual.
Com Guilherme Foscolo, Alex Martoni e Nicolau Spadoni.
Mediação de Guilherme Foscolo.

Mesa 3. Construções do ritmo. A partir de experiências criativas, como o ritmo participa do processo de construção em seus respectivos trabalhos.
Com Marília Garcia e André Sant'Anna.
Mediação de Nicolau Spadoni.

Mesa 4. Repetição e diferença. Como as diversas dimensões do ritmo - do corpo, da escrita, do som, da política e das tecnologias - se fazem presentes em seus respectivos trabalhos.
Com Ricardo Aleixo e Cid Campos.
Mediação de Alex Martoni.

Mesa 5. Corpo, performance e política. As relações - desde o ponto de vista da performance artística - entre ritmo e política.
Com Priscila Rezende e Lia Rodrigues.
Mediação de Guilherme Foscolo.

Mesa 6. Ritmo da obra/ritmo da cidade. As relações rítmicas entre as produções e atividades criativas e as cidades que habitam e pelas quais transitam.
Com Bia Lessa e Carlito Azevedo.
Mediação de Flora Süssekind.

registrado em:
Fim do conteúdo da página