Página inicial > Eventos > [ONLINE] - Lives "Audiolivres: literatura, corpo e acessibilidade”

[ONLINE] - Lives "Audiolivres: literatura, corpo e acessibilidade”

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 19h04 | Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 19h04 | Acessos: 1739

O que: Lives "Audiolivres: literatura, corpo e acessibilidade”

Quando: Agosto a Novembro

Onde: Online, através de lives

O projeto “Audiolivres: literatura, corpo e acessibilidade”, aprovado no Edital Prosis 07/2020, tem como objetivo integrar as pessoas com deficiência em ações culturais por meio da produção de audiolivros. As obras são de autoria de docentes da UFSB e de colaboradores e serão disponibilizados no canal do projeto no YouTube. Ao todo serão nove obras, cinco voltadas para o público amplo e quatro livros infantis. Duas obras de Maria Lacerda de Moura serão transformadas em audiolivro, o que possibilitará a divulgação do trabalho da escritora, morta em 1945 e cujas obras não são editadas há mais de 40 anos.

Os livros infantis são todos de autoria do professor Eder Rodrigues da Silva, da UFSB. O projeto foi idealizado para atender a uma área carente ações culturais e artísticas na região Sul da Bahia. A equipe, coordenada pela professora Aline Nunes de Oliveira (IHAC-CSC), realizará também transmissões ao vivo (lives) com os(as) autores(as) das obras, com o comentário dos estudantes deficientes visuais, que compartilharão suas impressões sobre os audiolivros produzidos. “A ideia é semanalmente fazermos a publicação no YouTube de um novo audiolivre e, na semana seguinte, fazemos o lançamento em uma Live nas redes sociais sempre com as/os autores e comentários de uma pessoa com deficiência visual”, explica a coordenadora do projeto. O público-alvo do projeto são as pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão), mas pode também atender pessoas que não têm acesso a livros, que tenham déficit de aprendizagem (dislexia) ou não-alfabetizadas.

Todos os audiolivros (ou audiolivres) serão disponibilizados na íntegra e gratuitamente. Integram a equipe as docentes Dodi Tavares Borges Leal e Cinara de Araújo Soares, o docente Eder Rodrigues da Silva; as servidoras Helen Rodrigues de Oliveira e Maria Inês Vancini Sperandio; as discentes Lusinete Maria Dantas e Milena Freitas Dantas e os discentes Marcelo Neves Santos e Uallas dos Santos Macedo, além da colaboração de Pedro Azevedo Sollero. Quer saber mais sobre o projeto? Acesse o website do “Audiolivres”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PROJETO!!!

Obra: Árvores Altas
Autora: Cinara de Araújo
Data da live: 14 de agosto - 18 horas

​Obra: É a Mulher uma degenerada
Autora: Maria Lacerda de Moura (1887-1945)
Conversa sobre o livro com a Profa. Dra. Patrícia Lessa (Universidade Estadual de Maringá pesquisadora da obra da autora) e Fernanda Grigolin (Editora da "Tenda de Livros", editora independente que reeditou o livro em 2018).
Data de Live Lançamento: 28 de agosto - 18 horas

Primeira Live Temática - O Mundo da pessoa com deficiência - desafios e conquistas das associações
Everaldo Neris - Associação Baiana de Cegos;
Luciene Oliveira - Associação das Pessoas com Deficiência de Porto Seguro;
Uallas Macedo (Estudante da UFSB com deficiência visual);
Data da Live: 4 de setembro - 18 horas

​Live Temática - Processos pedagógicos e meios de fruição inclusivos
Roda de conversas com:
Rafael Vanazzi (músico, pesquisador e educador da área de inclusão)
Valdiria Souza (pesquisadora sobre acessibilidade cultural e comunicacional no teatro)
Lusinete Dantas (estudante da UFSB com deficiência visual)
​Data da Live: 25 de setembro - 18 horas

Obras Infantis:
A arte de empinar pipas
O menino que dormia dentro do seu chapéu
Quebra-cabeça de macacos
Autor: Éder Rodrigues
Data da Live: 9 de outubro- 18 horas

Live Temática - Entrevista com Lunna Jimenes Performadora de São Paulo, mestranda da USP, sobre seu Projeto "Rádio Paisagem".
Data da Live: 23 de outubro - 18 horas

Live Temática - Sobre a Produção Executiva do Projeto Escuta AudioLivres
Aline Nunes;
Milena Freitas;