Página inicial > Eventos > [ONLINE] - Minicurso "Transplantes Jurídicos, Traduções Culturais e Direito do Trabalho"

Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 14h37 | Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 14h37 | Acessos: 1979
O que: Minicurso "Transplantes Jurídicos, Traduções Culturais e Direito do Trabalho"
Quando: 30/07/2020 e 06/08/2020, das 18h às 21h.
Onde: Online
Inscrições: 20/07/2020 a 24/07/2020 (vagas limitadas), pelo SIGEventos da UFSB (https://sig.ufsb.edu.br/eventos/login.xhtml)

curso jurídico
Este curso tem como objetivo introduzir aos participantes os principais debates em torno da discussão envolvendo os “transplantes jurídicos” e as “traduções culturais” na circulação do direito e na expressão do direito do trabalho brasileiro. Em contexto de reformas recentes do direito do trabalho no Brasil, faz-se necessário refletir sobre os processos de “transplantação jurídica” e “tradução cultural”, notadamente com viés crítico acerca das pretensões de “cópia” de traços de ordenamentos jurídicos estrangeiros. O curso se inicia com as formulações seminais de Alan Watson sobre o conceito de “transplante jurídico” e também abordará as críticas a ele, a partir de Pierre Legrand. Também abordará a proposta de “tradução cultural”, de Thomas Duve. O curso finaliza com a reflexão sobre a falibilidade das pretensões de agentes do campo jurídico brasileiro em “copiar” institutos, técnicas e normas de ordenamentos jurídicos externos para o implemento de reformas laborais no Brasil.

Carga horária: 6.00h
Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório e resposta de formulário ao final dos encontros. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.

Ministrante(s): Victor Hugo Criscuolo Boson

Promoção: Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais