Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Seminário Urbanismo na Bahia - urbBA [20]
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] - Seminário Urbanismo na Bahia - urbBA [20]

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 10h12 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 09h20 | Acessos: 1803

O que: Seminário Urbanismo na Bahia - urbBA[20]

Quando: 03 a 06 de novembro

Onde: On-line

Inscrições: Até o dia 01 de novembro através do link: https://urbba20.wordpress.com/.

 

UrbBA Painel


Atualização em 19 de outubro de 2020: 

 

Seminário Urbanismo na Bahia (urbBA) publica artigos e pôsteres selecionados

As inscrições para o evento seguem abertas até o dia 01 de novembro e são gratuitas

O Comitê científico do Seminário Urbanismo na Bahia [urbBA20] publicou os artigos e pôsteres selecionados para a décima edição do evento que ocorrerá entre os dias 03 e 06 de novembro em edição inteiramente on-line. O urbBA[20], que teve sua primeira edição em 2011 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é organizado este ano pelo Núcleo de Estudos e Intervenções nas Cidades (NEIC), programa de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Jorge Amado em Itabuna, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Instituto Federal da Bahia – Campus Ilhéus (IFBA).

 

Programação completa

A programação completa que abrange quatro dias de atividades já está disponível na aba Programação do website do evento: https://urbba20.wordpress.com/.

Além dos gestores das instituições organizadoras do Seminário, UFSB, UESC e IFBA, a conferência de abertura conta com a presença do professor emérito da UFRJ, Luiz Bevilacqua, e da coordenadora do grupo de pesquisa Lugar Comum, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (PPGAU), professora Ana Fernandes. Pesquisadores de diversas universidades do Brasil participam das mesas temáticas: das instituições organizadoras do evento - UFSB, UESC e IFBA, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Também integram os debates representantes de associações da sociedade civil, de movimentos sociais e dos órgãos gestores de municípios da região sul da Bahia e do estado.

 


Atualização em 24 de agosto de 2020: 

 

Seminário Urbanismo na Bahia estende prazo de submissão de trabalhos
 
Em razão da transformação do Seminário Urbanismo na Bahia em seminário integralmente on-line, o Comitê Científico avaliou que é possível o adiamento do prazo de submissão de trabalhos para o urbBA[20] porque não há mais necessidade de reserva de tempo no cronograma, entre o envio dos textos revisados e o início do Seminário (3 de novembro), para a preparação de viagem e hospedagem.
 
Por isso e objetivando ampliar as possibilidades para a participação de pesquisadores, docentes, estudantes e outros profissionais que teriam limitação de participação devido ao tempo e custos envolvidos no deslocamento até Ilhéus/Itabuna, o prazo para submissão de artigos e pôsteres foi prorrogado para 13 de setembro.
 

Atualização em 05 de agosto de 2020:

 

O Seminário Urbanismo na Bahia [urbBA 20], que ocorrerá entre os dias 3 e 6 de novembro, será realizado inteiramente on-line, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID19). A organização do evento tomou esta decisão em reunião no dia 22 de julho devido ao estágio da pandemia no país, infelizmente ainda com elevado número de casos e mortes. A situação inspira máximo cuidado de todas as instâncias da sociedade e, como instituições de educação, estamos certos de que é possível continuar a produção e difusão do conhecimento científico sem incorrer em riscos para a segurança de todos e no agravamento da crise sanitária decorrente da pandemia. Ressaltamos que, além da medida de controle, a questão da pandemia estará presente no Seminário, tanto pelo impacto que tem e terá em nosso país e região, como pela introdução da questão interdisciplinar, especialmente da área da saúde, em sua relação com as questões urbanas nos Eixos Temáticos do urbBA[20]. #FiquemEmCasa Siga nosso Instagram para atualizações: https://www.instagram.com/ urbba20/ #arquitetura #urbanismo #planejamentourbano #desenvolvimentoregional #universidadepublica #educacao #territorios #ufsb #uesc #ifba

 

O por quê do Seminário Urbanismo na Bahia

Desde sua primeira edição, em 2011, o evento tem como objetivo geral uma discussão sistematizada, regular e ampla sobre a cidade e o urbanismo na Bahia. Esse campo de conhecimento e de prática é tensionado a partir das possibilidades de constituição do mundo comum, da esfera pública democrática e do espaço público propriamente dito.

Enquanto campo multi e transdisciplinar, é imprescindível incentivar e aprofundar a reflexão sobre as experiências no âmbito do urbanismo da Bahia, como forma de alimentar a constituição teórica do campo e enfrentar questões desafiadoras do contexto contemporâneo. A elaboração, avaliação e crítica de políticas públicas para as cidades, a pandemia do coronavírus e o surgimento/expansão de universidades no Brasil e na região, são alguns dos elementos centrais da questão urbana contemporânea que demandam nossa atenção e urgência e que serão abordados nesta edição do evento.

 

Edições anteriores

O Seminário Urbanismo na Bahia (urbBA) teve sua primeira edição em 2011 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Salvador) e passou a ser concretizado em outras instituições nos anos pares, como em 2016 na Universidade Estadual de Feira de Santana e, em 2018, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ambas através de seus Colegiados de Direito. 

No último evento ocorrido em novembro de 2019 aprovou-se que o urbBA[20] seria realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

 

Apresentação dos eixos temáticos

O ano de 2020 se iniciou com a notícia de um novo vírus que tinha um potencial avassalador sobre as pessoas, os sistemas de saúde e a economia. Tendo sido oficializada a existência da ‘pandemia do novo coronavírus’ (COVID-19 ou CoronaVirus Disease 2019) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em poucas semanas as previsões se cumpriram e vimos no Brasil muitos governos estaduais e municipais desesperados para criar as mínimas condições de controle sobre essa doença.

A precária situação não somente da saúde pública no âmbito dos municípios, mas as próprias condições de nossa urbanização, contava os dias para que a segregação socioespacial, o adensamento das moradias e ausência de saneamento nas favelas, mocambos, palafitas, mostrassem as consequências do que profissionais de várias áreas do conhecimento denunciam como efeitos da desigualdade econômica e concentração de renda.

Paralelamente, nos últimos 20 anos, presenciamos de maneira otimista a expansão do ensino superior no Brasil, caracterizado principalmente pela interiorização e a reserva de vagas para baixa renda, negros e indígenas. A Bahia e os estados da região nordeste, tiveram a oportunidade de receber dezenas de novos campi universitários com a esperança de que eles tivessem também um papel de ‘redenção’ urbana, social e ambiental.

É nesse contexto que o urbBA[20] convida a participação de conferencistas e à apresentação de trabalhos acadêmicos - artigos científicos ou resumos expandidos - que reflitam as questões do urbanismo recortadas por esse cenário, nos seis eixos temáticos do evento: 1) Urbanização enquanto política, 2) Urbanização em processo; 3) Produção contemporânea do espaço, projetos de urbanismo e a (des) construção do comum; 4) Urbanismo e regulação; 5) Campus universitário: impactos urbanos, sociais e ambientais; 6) Interdisciplinaridade na interação universidade-sociedade-cidade.

 

Mais informações:

Website do urbBA[20]:  https://urbba20.wordpress.com/

Contato: secretaria_urbba20@ufsb.edu.br, cientifica_urbba20@ufsb.edu.br.

Facebook: https://www.facebook.com/Semin%C3%A1rio-Urbanismo-na-Bahia-urbba20-108276680926101/

Instagram: https://www.instagram.com/urbba20/

registrado em:
Fim do conteúdo da página