Página inicial > Eventos > [ONLINE] - Debate: A Estética do Oprimido de Augusto Boal

[ONLINE] - Debate: A Estética do Oprimido de Augusto Boal

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 15h36 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 15h36 | Acessos: 2668

O que: Debate: A Estética do Oprimido de Augusto Boal

Quando: 15 de junho a 06 de agosto, às segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h

Onde: Online

Inscrições: HTTPS://bit.ly/GEVTOUFSB - Inscrições até 15 de junho (com encerramento às 16h30min).

GEVTOEO 1

Em janeiro de 2020, no Teatro Castro Alves, Salvador, Bahia, aconteceu o curso Formação Básica em Teatro do Oprimido, ministrado pelos curingas Licko Turle, Bárbara Santos e Cachalote Mattos. Ao final do processo, em 31 de janeiro, os mais de sessenta artistas, artivistas e arte-educadores que participaram da formação resolveram organizar um grupo de estudos para o aprofundamento na obra de Augusto Boal. No entanto, em decorrência da pandemia de COVID-19, este grupo – desde o dia 23 de março, via Internet – resolveu convidar outros/as interessados/as em conhecer, estudar e refletir sobre o método do Teatro do Oprimido, sistematizado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal.

O Grupo de Estudos Virtuais em Teatro do Oprimido (GEV-TO), com supervisão do Prof. Dr. Licko Turle, contou com inscrição, via e-mail, de mais de 500 pessoas, para o estudo sistematizado de duas obras de Augusto Boal: "Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas" e "Arco-Íris do Desejo - Método Boal de Teatro e Terapia", como projeto de extensão da Escola de Teatro da UFBA (ETUFBA). Agora, o grupo dá continuidade a esta ação coletiva junto à Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB.

O Grupo de Estudos Virtuais em Teatro do Oprimido - A Estética do Oprimido se configura como um estudo on-line teórico, crítico e sistematizado do livro "A Estética do Oprimido", com o objetivo de apresentar a atualidade da obra de Augusto Boal e suas potencialidades para debater os contextos artístico e político, bem como os marcadores sociais no Brasil e no exterior.

O estudo será realizado no período de 15 de junho a 06 de agosto de 2020, com dois encontros on-line semanais, às segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h.

Esperamos com esse estudo da obra de Boal que os/as participantes possam i) compreender o pensamento do autor no que refere à "Estética do Oprimido" (o pensamento simbólico e o pensamento sensível; o processo do pensamento estético à concreção artística; o exemplo do Projeto Prometeu); ii) dispor de elementos conceituais para ler o mundo criticamente nas formas estéticas; iii) contribuir com reflexões sobre novas metodologias de estudos on-line no campo do teatro político.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo SigEventos, da UFSB, no link: HTTPS://bit.ly/GEVTOUFSB .

Esta atividade é uma união de esforços de diversas instituições, entre as quais a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), a Escola de Teatro (ETUFBA) e o Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Fundação de Cultura da Bahia (FUNCEB), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Instituto ARTIVISTA, o Grupo Teatro de Caretas e apoio do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO).

Esperamos exercitar a musculatura do cérebro e das pernas de todos nós, construindo conhecimentos baseados na ética e na solidariedade e nos mantendo fortes para o nosso retorno às ruas!

Mais informações: gesto.teatrodooprimido@gmail.com

Professores que integram a coordenação do Grupo de Estudos:

Dr. Licko Turle, Dra. Antônia Pereira, Dra. Luzirene Rego, Dr. Sérgio Aragaki, Me. Daniella Dutra, Me. Fernando Leão, Me. Michelle Couto, Me. Simone Requião, Me. Taína Soares, Me. Vanéssia Gomes, Nuria Pahino, Rafael Karnakis, Thaísa Soares, Luana Csermak

A atividade, coordenada – no âmbito da UFSB – pelo Prof. Me. Fernando Leão (Campus Teixeira de Freitas), tem por público-alvo estudantes nos cursos BI Artes, BI Humanidades, LI Artes e suas tecnologias, LI Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias e demais interessados.

Texto e Arte: Professor Fernando Leão