Página inicial > Eventos > [CJA] Ato Musical "A Alegria não se rende" e lançamento do documentário "Violência na Escola: Faces e Vozes"

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 14h56 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 15h00 | Acessos: 3007

ato musical e documentario CJAO que:  Ato Musical "A Alegria não se rende" e lançamento do documentário "Violência na Escola: Faces e Vozes"

Quando: 06/12/2019, às 18h30

Onde: Auditório do Campus Jorge Amado, Itabuna

No dia 06 de dezembro (sexta-feira) às 18:30 no auditório do CJA, será lançado o documentário Violência na Escola: Faces e Vozes, resultado do trabalho final da turma do CC Violência e Subjetividade, ministrado pela professora Fabiana Costa.

O documentário retrata as diversas formas de violência social e/ou simbólica vivenciada no ambiente escolar, tendo como referência a homofobia, a violência social (gangues), a violência institucional, a intolerância religiosa, a violência simbólica, e o preconceito conta as pessoas com deficiência.

Para a elaboração do documentário os estudantes fizeram uma ampla pesquisa teórica e de campo obtendo entrevistas, depoimentos, reportagens e diversas expressões de violência nas escolas e nos espaços educacionais da região. O objetivo é dar voz aos sujeitos que sofrem as diversas formas de violência no cotidiano da escola/universidade e apresentar caminhos para a superação desta triste realidade. Além disso, o documentário pretende chamar a atenção de como a violência, seja ela simbólica, de Estado ou social, interfere no subjetivo do individuo que sofre tal violência.

A programação também contará com o Ato Musical "A Alegria Não se Rende" com as cantoras Eloah Monteiro, Nina Sol e Ize Duque, como forma de celebrar a alegria como ato de resistência tendo como referência o filósofo francês Gilles Deleuze que afirma "... a alegria, portanto, é resistência porque ela não se rende. A alegria como potência de vida nos leva a lugares onde a tristeza nunca levaria".