Página inicial > Eventos > [CJA/CSC] - Dia Mundial da Limpeza

[CJA/CSC] - Dia Mundial da Limpeza

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 16h47 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 11h37 | Acessos: 4065

O que: Dia Mundial da Limpeza

Quando: 21 de setembro

Onde: campus Jorge Amado / campus Sosígenes Costa

dia mundialUFSB no “World Cleanup Day” (Dia mundial da limpeza):  participe deste movimento de alerta sobre o descarte e destinação incorreta do “lixo”.

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma  daquelas ideias que tem um início humilde e muda o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram e limparam o país inteiro em apenas cinco horas. O sucesso do movimento se espalhou pelo mundo e agora são mais de 157 países participantes. A ação foi nomeada de “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza (www.diamundialdalimpeza.com.br) conta com a mobilização nacional de voluntários pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do it! e pela Teoria Verde.

A UFSB colaborará no póximo Dia Mundial da Limpeza, dia 21 de setembro em Itabuna e Porto Seguro. Em Itabuna, a UFSB participará do evento junto com o Instituto Viverde, UNIME, FTC e outras IES, Coletivo Cabeça de Bagre, Grupo Juntos pelo Rio Cachoeira, UCC, EMASA, Caixa Econômica, Biosanear, vários Institutos da região e outros parceiros. O ponto de encontro será na Praça Rio Cachoeira, próximo à Câmara de Vereadores, às 08h00min, quando os grupos serão divididos para limpeza das margens do Rio Cachoeira. Na margem direita,  a ação ocorrerá na Rua do Prado, bairro da Conceição, até o bairro São Judas Tadeu, nas imediações do Shopping Jequitibá. Na margem esquerda, na Rua Barão do Rio Branco (próximo à ponte de pedestres) no Alto Maron, praça Camacã e Av. Cinquentenário.

Em Porto Seguro, o curso de Ciências Biológicas, do Centro de Formação em Ciências Ambientais, estará presente como parte da programação da Semana de Recepção dos discentes ingressantes, em parceira com a Plooging Porto Seguro. A limpeza será realizada na praia de Mundai/Taperapuan, (maiores informações em: https://ufsb.edu.br/component/content/article/1874-csc-dia-mundial-de-limpeza?catid=189 ).

A organização geral do evento chama a atenção para os cuidados com a segurança na relização do trabalho (informações detalhadas em: https://www.diamundialdalimpeza.com.br/post/diretrizesdeseguranca). É muito importante o uso de EPIs, aconselha-se que use roupas apropriadas, sapatos fechados, luvas, chapéu ou boné, óculos de sol e protetor solar, não esquecer de levar sua garrafa d’água.

Este evento anual simboliza a importância da destinação adequada do “lixo”. A separação em casa é essencial para o reaproveitamento, sendo reciclagem, reutilização ou compostagem. Aproximadamente, 82% do “lixo” doméstico dos brasileiros poderiam ser reaproveitados,  diminuindo a quantidade de matéria-prima retirada da natureza, aumentado a vida útil de aterros, e o mais importante, colaborando com inclusão social de catadores e o fortalecimento de suas instituições.

Aproveitando a motivação deste movimento mundial para o bem comum, o cuidado com a destinação do “lixo” pode continuar no restante do ano, basta separá-lo e levar a um dos campi da UFSB que são Pontos de Entrega Voluntária de vários resíduos, como segue informação em cartaz:

CJA: Campus Jorge Amada, município de Itabuna

CPF: Campus Paulo Freire, município de Teixeira de Freitas

CSC: Campus Sosígenes Costa, município de Porto Seguro

Cuni de Itabuna: Colégio Universitário de Itabuna (CIEI, ex-Colégio Estadual D. Amélia Amado).

Todos os resíduos tem destinação socioambiental correta, esclarece Luana Rêgo, coordenadora de Sustentabilidade da Prosis- UFSB. Maiores detalhes e folheto com instrução de como construir uma composteira doméstica reutilizando garrafão d’água vencido estão no site: http://bit.ly/2JkkD9i

Em Itabuna, contactar: 73 98141-8601 ou 73 98891-1557 Instagram: @institutoviverde

#DiaMundialDaLimpeza #WorldCleanupDay

#LetsDoIt #LixoNoChãoNão