Página inicial > Eventos > [CSC] - Dia Mundial de Limpeza

[CSC] - Dia Mundial de Limpeza

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 11h50 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 11h37 | Acessos: 3735

O que: Dia Mundial de Limpeza

Quando: 21 de setembro, às 8 horas

Onde: Praia de Mundai/Taperapuan.- Porto Seguro

Praia 1

No dia 21 de setembro, acontece o "Dia Mundial de Limpeza". O curso de Ciências Biológicas do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) estará presente, na cidade de Porto Seguro, em parceira com a Plooging Porto Seguro, no evento, como parte da programação da Semana de Recepção dos Ingressantes do curso.

A ação é aberta a todos os discentes, docentes e servidores técnicos, independente de curso, campi ou área de conhecimento, e que estejam dispostos a colaborar no dia para a limpeza de praias.

A UFSB se concentrará na Praia de Mundai/Taperapuan.

Os participantes podem requerer seu certificado de participação se cadastrando antecipadamente como voluntário no site  https://www.limpabrasil.org/cadastro-voluntarios/ .  A atividade serve como atividade complementar para a conclusão dos curso de primeiro e segundo ciclo.

*******************************************

Um pouco do contexto do Evento

World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!” www.letsdoitworld.org, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.

No Brasil, o movimento Let’s do It! Iniciou em 2011 – pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It! www.limpabrasil.org, e, em 2018 todos os países se uniram para a realização do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza - www.worldclenupday.org. No Brasil, www.diamundialdalimpeza.com.br conta com a mobilização nacional pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do it! e pela Teoria Verde www.teoriaverde.com.br.

Considerada a maior ação cívica da história, uniu em 2018, mais de 18 milhões de pessoas em 159 países para limpar as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de setembro). No Brasil, foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

Em 2019, a edição será realizada no dia 21 de setembro e sua PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL!

Quais resultados obtidos na Estônia?

Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Ljubljana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do mundo.

O Dia Mundial da Limpeza no Brasil

A meta é mobilizarmos 1000 cidades no Brasil e mais de 500 mil voluntários para participarem dos mutirões e de ações educativas ao longo da semana (16 a 21/09).

Como a sua cidade pode participar da ação?

Dia Mundial da Limpeza organizado pela rede Let's do it! tem como principais atores os voluntários e suas cidades. Os atores podem ser pessoas e organizações como, por exemplo, a comunidade local, ONG, instituto, cooperativa, OSCIP, associação, dede que seja apolítica, e tenha valores que combinem com o Let´s do it! e vontade de cooperar com a causa.

O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Município e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações.

Destaque nacional e internacional

O apoio da prefeitura é muito importante por meio das Secretarias de Educação, Limpeza Urbana e Meio Ambiente, Saúde e Comunucação, para que os resultados sejam ainda melhores. O conteúdo gerado com informações da ação, assim como seus resultados, estarão na rede Let´s do It no Brasil e no mundo. É muito importante mostrar que o município está preocupado com esse problema.