Página inicial > Eventos > [CJA] II Círculo de Leitura Carolina Maria de Jesus

[CJA] II Círculo de Leitura Carolina Maria de Jesus

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 16h38 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2019, 16h52 | Acessos: 3029

O que: II Círculo de Leitura Carolina Maria de Jesus

Quando: 18 de março de 2019, às 08h30

Onde: Conjunto Penal de Itabuna (presídio feminino)

Como parte das atividades culturais que acontecerão no mês de março no Conjunto Penal de Itabuna, a Biblioteca do Campus Jorge Amado, em parceria com estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais, realizará o II Círculo de Leitura Carolina Maria de Jesus. Trata-se de um evento literário, que envolve a leitura e discussão de Quarto de Despejo, obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, traduzida em 16 idiomas e vendida em mais de 40 países.

Carolina Maria de Jesus foi catadora de papel e viveu na favela do Canindé, zona norte de São Paulo. Apaixonada por livros, ela alimentava sonhos e desabafava a sua realidade nas folhas de seus cadernos que foram publicadas por meio da obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, escrito na década de 1950.

Como parte do processo de escrevivência inspirado na obra de Carolina, será proposto às internas do presídio a elaboração do seu próprio diário. A produção, bem como a participação no círculo de leitura, contará para remição da pena.

A atividade acontecerá no dia 18 de março, às 08h30, no Conjunto Penal de Itabuna. Estudantes e servidoras/es interessadas/os em participar devem entrar em contato com a Biblioteca CJA através do e-mail biblioteca.cja@ufsb.edu.br