Página inicial > Eventos > [CSC] - I Colóquio Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e práticas docentes: como as escolas pensam os currículos escolares?

Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h04 | Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h24 | Acessos: 4527

O que: I Colóquio Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e práticas docentes: como as escolas pensam os currículos escolares?

Quando: 12/11 e 13/11, das 14h às 22h

Onde: Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

I Colóquio Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e práticas docentes: como as escolas pensam os currículos escolares? é a designação proposta para um evento voltado à escola pública, promovido pelo Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (LICHS) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), Campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Previsto para acontecer entre os dias 12 e 13/11, nas dependências do Campus Sosígenes Costa – (CSC/UFSB), o evento conta com uma articulação organizativa que se beneficia dos planos de ensino-aprendizagem de dois componentes curriculares que serão ofertados, pela professora proponente, no quadrimestre 2018.3. Um dos componentes curriculares: Políticas Educacionais e Gestão Escolar (60 horas) integra os currículos do chamado tronco comum das licenciaturas interdisciplinares da UFSB, e conta com um universo de 40 estudantes das licenciaturas interdisciplinares (pré-matriculados) de um total de 60 inscrições. O outro, é um componente curricular optativo do Curso de Mestrado Profissional (PPGER) que será ofertado para um grupo de mestrandos/as que tem suas implicações de pesquisa no campo das políticas curriculares.

Desta forma, a presente proposta, para fins de planejamento, organização e realização, conta com a coparticipação direta de estudantes de todas as licenciaturas interdisciplinares e de estudantes da pós-graduação, potencializando-se a necessária integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Saiba mais sobre o evento e sobre a programação

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO DE 2018
Auditório Monte Pascoal 03

14:00 às 18:00 // Credenciamento

18:00 às 19:00 // Apresentação de grupos culturais locais.

19:00 às 22:00 // Mesa temática de abertura: BNCC e Currículos: Desmontar armadilhas e ocupar "brechas"

Prof. Dr. Edson Kayapo (IFBA e PPGER/UFSB);

​Prof. Dr. Alamo Pimentel (UFSB);

Prof. Leonardo Lacerda (SEDUC/FNSL);

Prof.ª Marize Rezende (SEMED/Sta. Cruz de Cabrália e mestranda do PPGER/UFSB);

22:00 // Encerramento Primeiro Dia.

TERÇA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2018
GRUPOS DE TRABALHOS

14:00 às 18:00 // GT Currículo e Gestão.

Coordenação: Marize Pinho Rezende

Sala Taperapuã 02

14:00 às 18:00 // GT Educação Infantil e Práticas Pedagógicas.

Coordenação: Valdirene Contarato Pereira

Sala Arraial D'Ajuda 02

14:00 às 18:00 // GT Ambientalizando o Currículo Escola.

Coordenação: Ivanilda Poieres

Sala Caraíva 01

14:00 às 18:00 // GT Educação Indígena.

Coordenação: Clarisvaldo Braz Ferreira

Sala Caraíva 02

14:00 às 18:00 // GT Educação para as relações raciais.

Coordenação: Claudia Vanessa Gomes Moura / Dandara Silva

Sala Mata Medonha

14:00 às 18:00 // GT Educação Básica: Práticas Religiosas e Antirracistas.

Coordenação: Yuri Miguel Macedo / Mariana Fernandes /Alexandre de Oliveira

Sala Arraial D'Ajuda 01

ATIVIDADES PARALELAS

14:00 às 18:00 // Mesa temática: O (entre)lugar dos gêneros e das sexualidades na escola - Kauan Almeida e Emerson Mendes

Local: varandas externas da UFSB

14:00 às 18:00 // Oficina: Práticas pedagógicas no contexto da Educação Escolar Indígena - Prof.ª Adriana Barbosa Pesca – Hitxá Pataxó

Local: varandas externas da UFSB

14:00 às 18:00 // Oficina: Presenças incômodas: o funk e a quebra dos estereótipos no ambiente escolar - Prof. Thawan Dias

Local: varandas externas da UFSB

14:00 às 18:00 // Oficina: Empoderamento e Resistência Negra - Alessandra Abarca e Beatriz Andrade

Local: varandas externas da UFSB

14:00 às 18:00 // Oficina: Neocolonialismo e Resistências Africana - Arthur Luhr Mello

18:30 às 22:00 // Palestra - Auditório Monte Pascoal 03

"Decolonialidade e monstros no currículo."

Prof. Dr. Rafael Siqueira de Guimarães - UFSB/ PPGER/CJA.

22:00 // Encerramento do evento.