Reitoria atualiza orientações à comunidade acadêmica sobre o Covid-19

• Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 19h52
  • Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 18h00

Novas orientações sobre o Covid-19

Com o aumento dos casos de infecção pelo corona vírus nos últimos dias, nós da Universidade Federal do Sul da Bahia estamos adequando nossas atividades acadêmicas e administrativas como medida preventiva. Na Bahia já estamos com dez casos confirmados, incluindo o município de Porto Seguro, sede de um dos nossos campi.

Informamos que as atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) presenciais devem ser totalmente suspensas. Os docentes são orientados a realizar atividades de ensino à distância, preferencialmente utilizando as tecnologias de informação e comunicação de que dispomos na UFSB, ou TICs afins, conforme orientação já compartilhada pela PROTIC. A mesma orientação deve ser aplicada às atividades de pesquisa e extensão.

Em se tratando do trabalho administrativo, e aqui nos dirigimos especialmente aos servidores e servidoras técnico-administrativos, nossas orientações seguem o protocolo já em andamento em outras Instituições Federais de Ensino Superior. Realização de trabalho remoto domiciliar para todos os servidores técnico-administrativos de grupos mais vulneráveis a sofrerem complicações devido à uma possível infecção pelo coronavírus: pessoas com 60 anos ou mais, mulheres grávidas, idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal ou doença respiratória crônica, cardiopatas, imunodeprimidos e em tratamento com imunodepressores, estimulando o trabalho em home office, mantendo presencial apenas as atividades  essenciais, até que o contágio esteja sob controle. Os setores são orientados a determinarem, junto com suas equipes, metodologias de trabalho que garantam a manutenção das atividades administrativas essenciais. Se todos cooperarmos, não incorreremos em exposições desnecessárias.

Aos servidores que continuarem exercendo suas atividades nas dependências da Universidade, reforçamos as recomendações de atenção aos protocolos de higiene e etiqueta respiratória. Havendo sintomas como tosse seca acompanhada de febre ou dificuldade para respirar, permaneçam em casa e fiquem atentos. Em caso de evolução dos sintomas, procurem a unidade de saúde mais próxima para orientação e atendimento.

A exemplo do que aconteceu em países como Taiwan e Singapura, que ao implantar medidas de isolamento conseguiram reduzir a disseminação do coronavírus, precisamos adequar nossas rotinas de trabalho, evitando assim, exposição a um possível contágio. Acreditamos que, ao evitar a circulação e a permanência de pessoas em espaços fechados ou pouco ventilados, possamos conter a velocidade de dispersão do vírus. Estudos recentes e diversas simulações já realizadas indicam que o distanciamento social é uma das ações mais eficazes contra a dispersão do coronavírus.

Distanciamento social e atenção às medidas de higiene já conhecidas podem auxiliar no combate ao Covid-19. Quanto mais houver cooperação, menos o vírus vai se propagar. Assim, orientamos a comunidade acadêmica e os setores administrativos a intensificarem as medidas profiláticas no local de trabalho.

As medidas indicadas permanecem vigentes até nova avaliação que poderá ocorrer a qualquer momento. Estamos atentos às recomendações dos órgãos e das autoridades de saúde e manteremos a comunidade atualizada a respeito do assunto.

Estaremos encaminhando nos próximos dias informações complementares àquelas já apresentadas em nota do dia 13/03, sexta-feira passada, para uso de ferramentas virtuais para atividades à distância.

Reitoria UFSB

Documentos relacionados

1ª nota - Informe Reitoria: recomendações à comunidade da UFSB sobre o novo Coronavírus (Covid-19) (12/03/2020)

2ª nota - Novas recomendações e providências sobre o Coronavírus (13/03/2020)