[CJA] I Amostra Interdisciplinar em Artes Mestre Moa do Katendê

Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 15h22 | Última atualização em Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 16h27 | Acessos: 4930

O que:  I Amostra Interdisciplinar em Artes Mestre Moa do Katendê

Quando: 12 e 13 de dezembro de 2018, a partir das 9h

Onde: Campus Jorge Amado, Itabuna

A I Amostra Interdisciplinar em Artes Mestre Moa do Katendê é o conjunto expositivo de processos artísticos concluídos ou em construção voltados à comunidade acadêmica da Universidade
Federal do Sul da Bahia e artistas regionais. Este projeto carrega o nome popular de Romualdo Rosário da Costa, um dos maiores Mestres de Capoeira Angola da Bahia, covarde e brutalmente assassinado em 07 de outubro do ano corrente. Um agente cultural de grande valor para todos, que o reverenciamos através desta singela homenagem ao líder do movimento de preservação cultural protagonizado pelo afoxé.

A Amostra, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro no Campus Jorge Amado, foi selecionada pelo edital de extensão da universidade Um Lugar de Cultura, e é fruto de uma parceria entre estudantes, técnicos e docentes da UFSB.

Considerando os produtos e processos artísticos desenvolvidos na Universidade ou por sua comunidade acadêmica, ainda mais tratando-se de uma instituição que possui cursos de graduação na área artística, acreditamos na importância de um espaço que permita dar visibilidade e promover a interação entre as obras oriundas de componentes curriculares, de projetos de pesquisa e extensão, ou mesmo que não se vinculam a atividades curriculares da universidade, mas que são desenvolvidas por estudantes e servidores que atuam com arte. É um momento de trocas e de celebração em torno da cultura promovida no Sul da Bahia. Também contamos com a participação de artistas regionais na nossa programação.

No primeiro dia do evento, 12/12, contaremos com 16 exposições visuais e audiovisuais no saguão do Pavilhão da Reitoria no turno matutino. No período da tarde, teremos o workshop Gravado na Pele, um workshop de tatuagem, ministrado por Herbert Marques e Adonai Adoum com mediação da estudante da UFSB Raquel Barreto. O workshop acontecerá das 14h às 18h na sala 06 do Pavilhão de Aulas. Ainda no mesmo turno, às 16h ocorrerá a Performance Corpo Estranho Severina, pelos estudantes Carlos Alberto Marques, Igor Rosa e Humberto Júnior, na sala 04 do Pavilhão de Aulas. Entre 17h30 e 18h30 celebraremos com Roda de Capoeira e Samba de Roda do Grupo de Capoeira Casa do Vovô, em homenagem ao Mestre Moa do Katendê.

A Mesa de Abertura do evento, com o tema a Produção Cultural na Região sul da Bahia será às 19h e contará com a participação de artistas e produtores regionais, como Gideon Rosa, Eloah Monteiro, Egnaldo França e Ismeraldo Sousa. Também terá a participação do Secretário de Cultura da Prefeitura de Ilhéus, Pawlo Cidade. Para finalizar em grande estilo o primeiro dia da Amostra, teremos uma jam session aberta ao público.

No segundo dia do evento, 13/12, as exposições visuais e audiovisuais permanecem no período da manhã. Às 13h30 faremos, no Auditório da Reitoria, a exibição do documentário “Mestre Moa do Katendê: a primeira vítima”, dirigido por Carlos Pronzato e produzido por Paulo Magalhães. Às 15h iniciarão as apresentações cênicas e musicais no Saguão da Reitoria, com encerramento previsto para 22h20. Dentre as apresentações, teremos a peça teatral Travessias: Ciclos Transatlânticos, do Grupo de Pesquisa e Extensão da UFSB, Coletivo Afro (en) Cena, a Banda Pecados Capitais, de estudantes da UFSB residentes em Coaraci, a apresentação experimental Nàrwal, do músico e docente da instituição Daniel Puig, a apresentação da Banda Quente, quem tem em sua composição a artista e técnica administrativa da UFSB Izadora Guedes, dentre muitas outras atrações.

É com muita honra que divulgamos o resultado das inscrições, que compreendem as modalidades exposição visual e audiovisual, apresentação cênica, apresentação musical, workshop, dentre outros trabalhos. Confiram a programação detalhada e venham celebrar a arte do Sul da Bahia conosco. Salve Mestre Moa do Katendê!

Para mais informações sobre o evento, acesse nossa página: https://www.facebook.com/AmostrartesUFSB/

*O evento é aberto à comunidade interna e externa à UFSB. As inscrições de participantes serão feitas através de assinatura em lista disponibilizada no próprio evento. Serão emitidos certificados de ouvintes/participantes; e de expositores, para aqueles que foram selecionados para compor a programação da I Amostra.

**Em caso dúvidas, entrar em contato conosco pelo endereço amostrartes.cja@gmail.com