DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Escrito por PROSIS | Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 09h51 | Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 10h10 | Acessos: 1317
imagem sem descrição.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Coordenação de Sustentabilidade propôs uma Mesa Redonda nos três campi, aberta ao público em geral, com o tema “Conservação das Águas na Perspectiva da UFSB” dando início ao II Ciclo de Atividades para a Construção da Universidade Sustentável.

A mesa redonda proposta teve como objetivos conhecer a Gestão da Água da UFSB e contribuir para sua melhoria; conhecer o Sistema de Saneamento da cidade - sede do campus; socializar projetos de ensino, pesquisa e extensão com o público interno e externo; receber sugestões e críticas que possam contribuir para o aperfeiçoamento das propostas; buscar sinergias entre projetos e identificar possibilidades de novas parcerias; estimular o envolvimento de estudantes e da comunidade externa em trabalhos voluntários, relacionados à conservação de rios, limpeza de praia, entre outros.

A Programação teve início com um histórico da gestão da água nos Campi da UFSB

e em seguida contou com a apresentação da situação do sistema de saneamento de cada cidade-sede da UFSB, por um representante da respectiva empresa de saneamento, (EMASA em Itabuna, EMBASA em Porto Seguro e Teixeira de Freitas). Foram também apresentados projetos que vêm sendo desenvolvidos por servidores e estudantes.

Abertura das Atividades (Valerie Nicollier - DSIS-UFSB)

• Água e Saneamento em Porto Seguro e Teixeira de Freitas (Severino Neto - EMBASA)
  • Tecnologias para o manejo do solo e da água, alternativas de fontes minerais e aplicação de lâminas de água em culturas agrícolas (Wanderley de Jesus Souza – UFSB/CPF) - NÃO ACONTECEU.
  • Influência do uso e ocupação do solo na disponibilidade hídrica do rio Buranhém (Gabriela Mateus de Fontes Silva – PPGCTA/UFSB)
  • Grupo de Amigos da Praia (Vinícius Rodrigues de Alcântara Silva – UFSB/CJA)
  • Diagnóstico de Consumo da Água na UFSB: da fundação aos dias atuais (Rodrigo – UFSB/CJA)
  • Segurança hídrica na zona rural de Porto Seguro (Gabriela Narezi – UFSB/CSC)
  • Òpárá de Òsùn: a água e o sagrado para comunidades tradicionais de terreiro (Pâmela Peregrino – UFSB/CSC) - NÃO ACONTECEU.
  • Extrafiscalidade Ambiental (Marta de Barros dos Santos/Nathália Corona Andrade/Roberto Rabbani - UFSB/CSC)
  • Hidrodinâmica do Estuário do Rio Buranhém através de modelagem numérica (Maurício da Rocha – PPGCTA-UFSB)
  • Relação da Assembleia de Cladóceros e qualidade de água na estação de captação de água de Porto Seguro (BA) (Escarlett de Arruda Ramos – UFSB/CSC)

Informações: Valerie Nicollier e Leonardo Moraes.