Página inicial > A UFSB > Assessorias > Assessoria de Comunicação Social > Informativo UFSB > Enquete sobre Informativo UFSB: veja os resultados

Enquete sobre Informativo UFSB: veja os resultados

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 15h25 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 15h50 | Acessos: 3168
imagem sem descrição.

A comunidade acadêmica foi convidada a responder a uma enquete no mês de abril de 2018. O tema do breve questionário era a experiência de leitura (ou não) do Informativo UFSB. Os dados são importantes porque dão indícios sobre a relevância do canal para os públicos e trazem contribuições para a melhoria da produção, envio e circulação do Informativo. Em atenção aos públicos internos da instituição, a Assessoria de Comunicação Social (ACS) divulga os resultados das enquetes realizadas com os servidores e com os alunos.

Os resultados podem ser consultados nos links abaixo:

Enquete Servidores – Resultados

Enquete Estudantes - Resultados

Dentre as conclusões, está a de que o informativo tem um bom percentual de leitura entre respondentes servidores e melhor ainda entre discentes. O canal e-mail é bem aceito, apesar da grande quantidade de mensagens que chegam às caixas de correio. Há mais apoio entre estudantes que entre os servidores para a criação de um app ou sistema de notificações; ambas as categorias desaprovam massivamente a possibilidade de uma versão impressa.

Sobre a periodicidade, embora a maioria dos participantes tenha afirmado preferir a frequência mensal à quinzenal, diversos comentários mencionaram a importância de edições mais frequentes para dar conta de demandas informacionais. Em geral, os argumentos sobre periodicidade quinzenal apontam a necessidade de mais relevância e utilidade dos assuntos oferecidos pela administração à comunidade.

As respostas levaram a alguns encaminhamentos. O primeiro é a busca de opções para atender as demandas por maior agilidade e abrangência de assuntos. Nessa categoria, está o reforço do convite para os leitores enviarem sugestões de pautas para as próximas edições. É uma forma de os leitores pedirem mais informações sobre o funcionamento da universidade, seus setores e processos. Para isso, basta observar no cabeçalho das mensagens do informativo o endereço da caixa de e-mail: informativo@ufsb.edu.br.

O uso de outros meios em paralelo para a divulgação do informativo vai ser avaliado de acordo com os recursos humanos disponíveis. Quanto à periodicidade, entende-se que uma maior oferta de avisos e informações pode levar a uma frequência mais intensa de edições, o que será levado para avaliação junto aos gestores. Uma alteração na rotina produtiva pode abrir espaço para conteúdo mais relevante, o que também será apresentado à Reitoria. Os resultados práticos dessas discussões serão anunciados para a comunidade por meio do próprio Informativo UFSB.

A ACS deve encaminhar outras enquetes junto à comunidade, com o intuito de captar subsídios para melhoramento de seus processos e rotinas.