Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DMCD/Protic lança novo portal da UFSB

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 16h15 | Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 17h41 | Acessos: 2779
imagem sem descrição.

   

Os públicos internos e externos da Universidade Federal do Sul da Bahia passam a contar com mais facilidade nas buscas de informações sobre a instituição. A Diretoria de Multimídia e Conteúdos Digitais da Pró-Reitoria de Tecnologias da Informação e Comunicação (DMCD/Protic) lançou o novo portal da UFSB no fim da tarde da terça-feira, 13 de março. Baseado nas normas do Portal Institucional Padrão do Poder Executivo Federal, no Manual de Identidade Visual e nas diretrizes de Conteúdo Básico Exigido da universidade, o site continua com o mesmo endereço (ufsb.edu.br) e tem os documentos e notícias mais recentes replicados do portal antigo, agora disponível apenas para consulta.

   Conforme comunicado da DMCD, o conteúdo será gradualmente migrado para o novo endereço, ao mesmo tempo em que os setores que precisam gerir suas páginas terão acesso e treinamento para essa atividade. No momento, as páginas de setores contêm os conteúdos informados pelas respectivas equipes, durante o período de preparação do site. As lacunas de documentos e informações devem ser supridas pelas equipes setoriais nas próximas semanas.

   Em lugar do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, na sigla em inglês) Wordpress, usado para manter o antigo portal desde maio de 2015, o novo site está baseado no Joomla e teve seu desenvolvimento iniciado no dia 1º de dezembro de 2017, permitindo a gestão mais completa de documentos e informações. O coordenador de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e Conteúdos Digitais, João Gabriel Ganem Barbosa, explicou a escolha pelo CMS Joomla devido a ser um sistema de código aberto e ter uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários através do globo, e por permitir “uma maior escalabilidade e sistema simplificado de gerenciamento para editores”. 

   Confira o comunicado da DMCD/Protic, enviado pelo diretor Rodrigo Lima Bittar Franco:

   “A Diretoria de Multimídia e Conteúdos Digitais da Protic informa a todos que o novo Portal da UFSB entrou no ar às 18:30 h do dia de hoje (13/03/2018). O novo portal foi desenvolvido pela Protic por meio de sua Diretoria de Multimídia e Conteúdos Digitais, na sua Coordenação de AVAs e Conteúdos Digitais, visando facilitar o acesso à informação não só ao público externo bem como a toda comunidade acadêmica. O portal segue padrões do Governo Federal com base nas diretrizes estipuladas pela SECOM, a identidade visual da UFSB e a política de conteúdo básico exigido. Sua organização interna foi minuciosamente estudada tornando natural e intuitiva a navegação nas diversas páginas dos setores. Os conteúdos apresentados foram fornecidos pelos setores responsáveis, os quais receberão treinamento e acesso para os preenchimentos futuros permitindo autonomia e gestão de suas próprias páginas. 

   Durante um curto período, o portal antigo será mantido no ar, linkado no novo portal, permitindo a adaptação ao uso e a completa migração de conteúdo. É válido lembrar que alguns links podem apresentar instabilidade durante o período de migração. Caso ocorra, favor nos informar via e-mail para o melhor tratamento da irregularidade. Solicitamos aos setores que ainda não enviaram suas informações que o façam, dependemos da colaboração de todos para o correto preenchimento do conteúdo. 

   Agradecemos o empenho e dedicação de toda equipe, em vários fins de semana e turnos estendidos para cumprimento da tarefa. Ao João Gabriel, Carlos Cesar, César Tadeu, Dinarte Neto e Ítalo Novais, nossos agradecimentos.

   A todos, sejam bem-vindos!"

registrado em:
Fim do conteúdo da página