Página inicial > A UFSB > Assessorias > Assessoria de Comunicação Social > Informativo UFSB > UFSB passa a contar com acesso à rede Eduroam

UFSB passa a contar com acesso à rede Eduroam

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 11h20 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 16h50 | Acessos: 2574

login 3938432 1280A Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) concluiu a implantação da rede Eduroam na universidade. Trata-se de um serviço de acesso sem fio seguro à Internet adotado por diversas universidades brasileiras e de outros países. Com a rede, estudantes e servidores podem acessar serviços online e navegar na internet em seu campus e em quaisquer instituições que adotam a Eduroam, cujo grande diferencial é a mobilidade. Quem já tem um cadastro nessa rede pode navegar na Web sem necessidade de uso de contas temporárias ou outro procedimento que requeira suporte técnico local. A iniciativa Eduroam está presente em 90 países, com mais de 2.600 pontos de acesso no Brasil.

Já se pode fazer login na rede, mesmo ainda em fase de testes e ajustes, afirma o pró-reitor Fabrício Forgerini: "devemos, inclusive, ter aumentada a velocidade dessa rede". O acesso à rede Eduroam é feito pelo uso da credencial da rede UFSB, da mesma forma que ocorre com a rede Acadêmica. A Protic desenvolveu um guia para a configuração da Eduroam em diversos dispositivos.

Os usuários terão os mesmos acessos aos serviços institucionais fora ou dentro de um campus. "A implantação dessa rede não deve substituir nenhuma rede existente. A médio prazo devemos ter alterações na rede de visitantes na qual, para atender a legislação vigente, devemos ter registro do usuário que acessá-la", explica o pró-reitor.

O Eduroam surgiu em 2003 com a meta de criar uma infraestrutura para prover acesso à internet com mobilidade entre redes de instituições de ensino e pesquisa. Os testes iniciais foram feitos em cinco instituições na Holanda, Finlândia, Portugal, Croácia e no Reino Unido. Hoje, presente em mais de 100 territórios, o Eduroam conta com um comitê de governança composto por representantes de cinco regiões, dentre elas a América Latina, que conta com a atuação de representante da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Saiba mais na página da iniciativa Eduroam.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay