Página inicial > A UFSB > Assessorias > Assessoria de Comunicação Social > Informativo UFSB > Prosis realiza serviço de acompanhamento pedagógico para estudantes assistidos

Prosis realiza serviço de acompanhamento pedagógico para estudantes assistidos

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 14h45 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 16h34 | Acessos: 1675

Dentre as condicionalidades para que um estudante da UFSB continue dentro do Programa de Apoio à Permanência (PAP) está o de desempenho acadêmico, segundo o qual é preciso obter aprovação em no mínimo 60% dos componentes curriculares nos quais estiver matriculado em um quadrimestre. No entanto, situações difíceis dentro e fora da sala de aula podem afetar o aprendizado e a avaliação e, em consequência, a participação e o recebimento dos auxílios à permanência. Com a preocupação de monitorar o emprego dos recursos de Assistência Estudantil e tendo em vista as dificuldades que os discentes assistidos enfrentam, desde o início de 2019 a Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Dace/Prosis) trabalha na implementação de procedimentos de Acompanhamento Pedagógico dos Estudantes Assistidos. O trabalho é realizado pelo Setor de Apoio Pedagógico da Coordenação de Permanência Estudantil (SAP/CAPE/Prosis).

A finalidade do SAP é planejar e desenvolver ações de acompanhamento, orientação e suporte ao processo de ensino-aprendizagem dos beneficiários do Programa de Apoio à Permanência (PAP) a serem desenvolvidas em cada campus. Isso inclui gerir as atividades da Bolsa de Apoio à Permanência (BAP), ligada à integração dos estudantes com projetos de ensino, pesquisa e extensão, conversar com alunos, professores e gestores sobre os motivos de baixo desempenho e monitorar os dados de evasão, reprovação e retenção de alunos assistidos para propor medidas e soluções.

Conforme a chefe do SAP, Eva Dayane Almeida de Góes, o planejamento iniciou ainda no primeiro trimestre de 2019, com o primeiro atendimento em abril. De lá para cá, ela realizou atendimentos e apresentações sobre o setor para o corpo discente, incluindo quem ingressou na UFSB neste ano. Eva conta que o setor está disponível para atender qualquer discente que esteja com baixo desempenho acadêmico e, por isso, em risco de ser excluído do BAP.

As dificuldades que surgem variam em natureza: desde as condições de transporte às relações em sala de aula. Eva afirma que o diálogo é essencial, e que a primeira recomendação é que o próprio estudante exponha sua dificuldade ao docente, na busca por uma solução negociada. A mediação do problema pela SAP só ocorre quando necessária. Mesmo assim, quem está com nota baixa e foi atendido assina um termo de compromisso, uma segunda chance para voltar a atender a condicionalidade de desempenho acadêmico. Estudantes indígenas e quilombolas, devido às especificidades socioeconômicas e culturais desses grupos, podem assinar até dois termos antes da exclusão. Se o estudante se compromete a melhorar seu aprendizado, o SAP também busca soluções junto a professores, decanatos e gestão da universidade, propondo alternativas e informando sobre situações diferenciadas de ensino-aprendizagem.

O serviço deve ser expandido para os campi de Porto Seguro e Teixeira de Freitas dentro das possibilidades institucionais. Por enquanto, o contato para atendimento é feito na Prosis, no Campus Jorge Amado. Em novembro a SAP deverá agendar uma atividade de plantão para a orientação aos estudantes assistidos em acompanhamento nos três campus.

Como acessar o SAP?

Todo o contato deve ser feito através do e-mail da SAP - sap@ufsb.edu.br.