Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A UFSB > Assessorias > Assessoria de Comunicação Social > Informativo UFSB > Equipe da Protic relata participação em evento da área de Segurança da Informação e Comunicação
Início do conteúdo da página

Equipe da Protic relata participação em evento da área de Segurança da Informação e Comunicação

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 11h40 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 14h40 | Acessos: 1566

workcolabO II Workshop de Colaboração em Segurança da Informação e Comunicações (II WORKCOLAB) ocorreu entre os dias 20 e 21 de maio de 2019 no Campus da Ondina da UFBA (Salvador). Os servidores Adriano Scherbach, Andrei Silva, Antônio Freire e João Gabriel, da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) integraram a equipe da UFSB no evento. A programação incluía, no dia 20, palestras e painéis que colocaram em pauta quais as ações que as equipes de tecnologia da informação e comunicação das instituições superiores de ensino podem tomar para responder proativamente às ameaças cibernéticas. Também foi discutido a importância de estar em conformidade com a legislação que disciplinam a gestão das informações, seja ela feita de forma humanizada ou automatizada. Dois dos textos legais a respeito são a Lei nº 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação (LAI), e a Lei nº 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

No dia 20 de maio a atenção foi voltada às ações de planejamento e execução dos Grupos de Respostas a Incidentes de Segurança (CSIRTs). A equipe do Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa na Bahia PoP-BA, cediado na UFBA, apresentou um panorama detalhado das ações tomadas para mitigar riscos de segurança da informação e ações preventivas para promover uma internet mais segura. Outra palestra bastante enriquecedora foi Desenvolvimento Seguro de Software e Estratégias de Proteção de Aplicações Web, ministrada por Italo Valcy, coordenador de segurança da informação da UFBA. Na palestra foram apresentadas várias técnicas de como identificar vulnerabilidades e também metodologias de como agir proativamente para manter as informações mais seguras. Um exemplo de técnica que foi apresentada diz respeito ao SIGs (Sistema Integrado de Gestão), pacote de software mantido pela UFRN e também utilizado pela UFSB.

A discussão do planejamento das ações prioritárias do Workcolab para o ano de 2019 foi aberta no dia 21 de maio, na forma de Grupos de Trabalho (GT). Ficou decidido que os esforços serão direcionados para três grandes eixos: conformidade com a LGPD (visto que esta entra em vigor no dia 1º de Agosto de 2020); campanhas de conscientização com o objetivo de criar uma cultura institucional de segurança da informação; e a construção de um modelo de Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) aplicável na realidade das instituições signatárias do acordo de colaboração do Workcolab.

Um dos participantes, o servidor Andrei Silva Santos avalia que a participação no evento e no acordo de colaboração "ainda renderá muitos frutos positivos para UFSB, visto que há muitos desafios a serem vencidos no que diz respeito à Segurança da Informação e Tecnologia da Informação. Há muito a ser feito para alcançarmos o nível de excelência que a sociedade civil espera da UFSB. Mas a equipe retorna deste evento com uma perspectiva ampla do quanto ela pode contribuir para que a UFSB se torne a cada dia uma Universidade mais segura, inclusiva e democrática".

registrado em:
Fim do conteúdo da página