Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A UFSB > Assessorias > Assessoria de Comunicação Social > Informativo UFSB > Medidores eletrônicos vão fornecer dados para reduzir custos e desperdício
Início do conteúdo da página

Medidores eletrônicos vão fornecer dados para reduzir custos e desperdício

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 16h29 | Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 16h29 | Acessos: 3049

O acompanhamento do consumo de energia necessita dispor de estrutura que atente para os seus controles e a adoção ágil de providências para minimizar custos e eliminar perdas e desperdícios. Nesse sentido, a Diretoria de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração tem adotado medidas de eficiência energética que estão de acordo com princípios sugeridos pelo Programa Nacional de Eficiência Energética e que são também resultados da experiência dos servidores com pesquisas relacionadas ao tema.

O bom desempenho energético depende de um percurso cíclico. O custo de energia elétrica para grandes consumidores está associado a grandezas muitas vezes desconhecidas do público. Por isso, a Dinfra tem utilizado esse meio de comunicação para tornar acessível termos como “horário de ponta”, “demanda”, “reativo”, etc.

Uma tarefa importante é entender os locais e o momento em que há mais necessidade de demanda de energia. Para isso, medidores eletrônicos estão sendo instalados em quadros elétricos dos campi para que seja possível o registro horário do consumo e não apenas o dado mensal disponibilizado pela Coelba.

Atualmente, já estão em operação oito medidores: três no prédio da Reitoria, um no pavilhão de aulas do Campus Jorge Amado e quatro no Campus Sosígenes Costa. O próximo passo é a instalação dos equipamentos no Campus Paulo Freire.

Ainda nessa linha de ação, os engenheiros eletricistas solicitaram ao gestor de contratos com a Coelba a modificação dos valores contratados, que estavam desatualizados, incorrendo penalidades por excedente de demanda no prédio da Reitoria.

 

A comparação entre os consumos é feita mensalmente e os resultados por prédio serão divulgados quando as ampliações e novas estruturas estiverem sendo utilizadas.

Outras ações e iniciativas de eliminação de desperdício e redução de perdas têm sido empreendidas pela equipe de Manutenção, como a redução da carga de iluminação em corredores, e restauração do isolamento da tubulação do ar condicionado para reduzir as perdas térmicas.

Para a melhoria contínua no funcionamento dos serviços, e buscando economicidade na oferta do serviço público, é necessário o envolvimento de toda a comunidade universitária para que as reduções sejam mais significativas.

Dessa forma, e buscando os ideais de sustentabilidade que permeiam as ações da UFSB, colocamos as sugestões a seguir que podem ser adotadas facilmente, sem comprometer o conforto e trazem resultados imediatos:

  • Desligar as lâmpadas, não utilizadas, no horário de almoço e depois ao término do expediente.
  • Desligar os equipamentos de ar condicionado antes das 18h00 (quando a energia fica 6 vezes mais cara).
  • Manter a temperatura do ar condicionado em valores a partir de 23°C.
  • Manter janelas e portas fechadas para evitar sobrecarga nos equipamentos de ar condicionado.
  • Desligar computadores e nobreaks ao final do expediente.
  • Desligar os monitores no horário do almoço.

 

Texto e imagens: Equipe da Coordenação de Manutenção (Coman/Dinfra/Propa)

registrado em:
Fim do conteúdo da página