Página inicial > A UFSB > Assessorias > Assessoria de Comunicação Social > Informativo UFSB > Equipe da Diretoria de Sistemas trouxe novidades do 3º Workshop sobre os Sistemas SIG

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quarta, 15 de Agosto de 2018, 11h16 | Última atualização em Quarta, 15 de Agosto de 2018, 14h24 | Acessos: 2956

A Diretoria de Sistemas da Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DS/Protic) participou do 3º Workshop sobre os Sistemas SIG realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal-RN. A UFSB emprega os sistemas SIG, desenvolvidos por aquela universidade, para diversos serviços institucionais, a exemplo de processos da gestão acadêmica, administrativa e mesmo para eleições.

O objetivo do evento foi propiciar transferências de experiências e de conhecimentos com os utilizadores dos sistemas e contribuir para o avanço na área. Estiveram presentes diversas outras instituições, além de representantes do Ministério do Planejamento e CGU.

Durante os três dias, o Workshop UFRN contou com palestras, oficinas e apresentações de cases, abordando diversos assuntos, com destaque para os temas Processos de Implantação dos Módulos SIG, Políticas de TI, Integração de Sistemas Estruturantes de Gestão de Pessoas, Implantação do Processo Eletrônico, Acessibilidade Digital, Melhores Práticas em Gestão de Projetos Institucionais, Evoluções no Mobile, Ferramentas de Suporte e Desenvolvimento do SIG e Sistema de Geração de Relatórios, dentre outros.

A equipe presente no 3º Workshop: Álvaro Bispo, Daniel Barbosa, Victor Neres, Marcelo Santana,
Hayttle Soljnivisk e Mateus Passos.

O diretor de Sistemas, Hayttle Soljnivisk, comentou que a equipe trouxe um rico conhecimento de soluções e aprimoramentos a serem implantados pelo setor para a melhoria dos processos acadêmicos e administrativos da UFSB. No momento, os colegas trabalham nos módulos em implantação Diploma e Central de Estágios (para o SIGAA) e Frequência e Comissões (para o SIGRH). Na fila para implantação estão os módulos de Infraestrutura e Contratos do SIPAC e Aposentadoria do SIGRH. O SIPAC também está recebendo uma atualização.

A participação dos servidores no evento também serviu para definir os próximos projetos, afirma Hayttle. Um deles é a implantação do SIGAA mobile, uma melhoria para a experiência de uso do sistema em smartphones. Outra ideia é a implantação de uma nova arquitetura de logs dos sistemas SIG, o que vai permitir aprimorar a rastreabilidade das atividades executadas dentro do SIG. A criação do Sistema de Geração de Relatórios, por fim, vai facilitar o desenvolvimento de relatórios personalizados a partir dos dados existentes nos sistemas institucionais.

Os projetos em andamento e as melhorias nos Sistemas SIG são desenvolvidos por meio da cooperação técnica com a UFRN, explica o diretor: "abrimos uma tarefa de melhoria ou alteração no sistema e, após a implantação no ambiente de homologação local, fazemos a validação junto aos gestores da instituição. Devido ao modelo pedagógico da instituição, as demandas são maiores na área acadêmica".