Página inicial > A UFSB > Assessorias > Assessoria de Comunicação Social > Informativo UFSB > ACS e DMCD definem canais oficiais da UFSB no YouTube

ACS e DMCD definem canais oficiais da UFSB no YouTube

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quarta, 15 de Agosto de 2018, 15h09 | Última atualização em Quarta, 15 de Agosto de 2018, 16h41 | Acessos: 2716

A produção audiovisual da UFSB passa a ser armazenada em dois canais da plataforma YouTube a partir desta semana. A Assessoria de Comunicação Social (ACS) e a Diretoria de Multimídia e Conteúdos Digitais (DMCD/Protic) definiram as atribuições: o canal gerido pela ACS vai armazenar as produções institucionais realizadas pela equipe do setor. As transmissões e gravações de eventos e reuniões de colegiados, como o Conselho Universitário (Consuni) e a Comissão de Políticas Afirmativas (CPAf), vão ficar concentradas no canal gerido pela DMCD/Protic. A ideia é tornar a comunicação mais rápida e efetiva, com localização mais ágil dos vídeos institucionais e das transmissões pelo público.

Os vídeos institucionais cumprem a função de apresentar a instituição para os públicos,
e apresentam diferenças na edição e na linguagem

São produções feitas de forma diferente para diferentes públicos e misturá-los pode gerar confusão, como explica a assessora de Comunicação Social, professora Lilian Reichert Coelho: “O canal de vídeos institucionais gerenciado pela Assessoria de Comunicação Social tem por objetivo divulgar conteúdos que informem os públicos interno e externo sobre o modelo da UFSB, os cursos, os programas de pós-graduação, as pesquisas realizadas, eventos oficiais. Portanto, de agora em diante, teremos um canal exclusivo para divulgação dos vídeos institucionais, sob responsabilidade da ACS, e um canal de transmissões gerenciado pela DMCD”.

As transmissões e gravações de reuniões de colegiados e de eventos solenes são demandas
relevantes para a comunidade acadêmica em termos de participação e de memória

Ao mesmo tempo, garante-se a continuidade das transmissões e gravações de reuniões e eventos, demanda feita pela comunidade e atendida pela DMCD. As gravações já realizadas e publicadas no canal de vídeo institucional devem ser migradas para o canal de transmissões aos poucos. O diretor de Multimídia e Conteúdos Digitais, Rodrigo Lima Bittar Franco, comenta que as transmissões via YouTube permitem amplo acesso ao conteúdo, não ficando este restrito a um público interno ou ainda com limitação de acesso através das plataformas de webconferência. "Além disso, é possível deixar os vídeos acessíveis no canal, permitindo que aqueles que não puderam acompanhar a transmissão ao vivo possam assisti-la na íntegra posteriormente. Atualmente, são transmitidas reuniões importantes como o Consuni e a CPAf, eventos de grande porte e solenidades institucionais", detalha Bittar. As demandas de transmissão e gravação são agendadas mediante solicitação dos seus responsáveis pela organização à DMCD.

Contato com ACS: acs@ufsb.edu.br / Telefone: (73) 3616-3380

Contato com DMCD/Protic: multimidia@ufsb.edu.br / Telefone: (73) 3212-6294