Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitora da UFSB participa de encontro das Universidades Novíssimas e Supernovas em Goiás
Início do conteúdo da página

Reitora da UFSB participa de encontro das Universidades Novíssimas e Supernovas em Goiás

  • Publicado: Quinta, 30 de Outubro de 2025, 08h41
  • Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2025, 15h38
  • Acessos: 535

A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professora Joana Angélica Guimarães da Luz, participou, nos dias 20 e 21 de outubro de 2025, do III Encontro das Universidades Novíssimas e Supernovas: Ingresso, Evasão, Retenção e Permanência, realizado na cidade de Jataí (GO) e sediado pela Universidade Federal de Jataí (UFJ).

ENCONTRO

O evento reuniu reitoras, reitores, pró-reitores e representantes do Ministério da Educação (MEC) para discutir os desafios e as estratégias de inclusão, filiação e permanência estudantil nas universidades criadas na última década. As instituições conhecidas como “novíssimas” e “supernovas” têm papel fundamental na interiorização do ensino superior público e na ampliação do acesso à educação de qualidade no país.

ENCONTRO2A professora Joana Guimarães foi palestrante na Mesa Redonda III – “Interiorização do Ensino Superior e Retenção Estudantil”, realizada na tarde do dia 20.  A professora destacou a tecnologia como um importante meio para o ingresso no novo perfil de estudante que chega hoje à universidade: “É um público que tem uma relação muito forte com as tecnologias e as instituições precisam incorporá-las não apenas criando cursos específicos de Inteligência Artificial ou Computação, mas introduzindo-as no dia a dia, em todos os cursos, inclusive nos mais tradicionais”.

De acordo com ela, o professor continua sendo uma figura essencial, mas assume um papel cada vez mais de mediador do conhecimento, ajudando os estudantes a navegar nesse mundo de excesso de informações e a identificar caminhos mais consistentes para a aprendizagem. “O uso de metodologias ativas, do ensino híbrido e de formatos mais flexíveis pode tornar a experiência universitária mais significativa e próxima da realidade desses jovens, ampliando o engajamento e fortalecendo a relação deles com a universidade.”, finaliza.

Além da participação da UFSB, o encontro contou com mesas sobre governança universitária, políticas de permanência, capacitação docente e estratégias para fortalecimento das licenciaturas, reunindo representantes de instituições como a UFJ, UFOB, UFR, UFCAT, UFAPE, UFNT, UFDPar e Unifesspa.

O evento faz parte das ações integradas das universidades federais para fortalecer a rede de cooperação e desenvolver políticas conjuntas voltadas à democratização do ensino superior e à permanência de estudantes em todas as regiões do país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página