UFSB aprova Política de Ensino à Distância (Ead)

A construção da política se iniciou no segundo semestre de 2023, com estudo de modelos existentes, como os oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES). Formalmente, a primeira minuta foi enviada da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac) para a Câmara de Graduação em junho de 2024. O trabalho consistiu em estudar toda a legislação pertinente, avaliar modelos existentes em outras instituições e consultar profissionais com experiência no assunto. A partir dessas informações, estabeleceu-se um documento inicial, que foi submetido à Câmara de Graduação. Foram seis meses e reuniões de debates e aprimoramentos, com contribuições das diferentes representações acadêmicas e setores da Universidade até chegar à versão apresentada no Consuni.
Francesco Lanciotti, pró-reitor de Gestão Acadêmica, afirma: “Essa política tem como principal função estabelecer diretrizes sobre o que queremos como ensino à distância, para qual público pretendemos direcionar nossas ofertas e definir os papéis e responsabilidades de cada ator institucional”. A partir dela, as Unidades Acadêmicas terão liberdade e segurança para construir propostas de cursos de graduação nessa modalidade.
A Política de EaD é uma demanda antiga, identificada desde os primeiros anos da instituição. Desde o início das atividades, a UFSB conta com os Colégios Universitários, que oferecem o início da formação em mais de dez municípios. Com o tempo, ficou evidente a necessidade de avançar para a oferta de formação completa nesses locais, considerando que muitas pessoas têm interesse em se qualificar, mas, por diferentes motivos, não conseguem se deslocar até os campi para concluir sua graduação.
Com a aprovação da Política, as Unidades Acadêmicas já podem elaborar propostas de cursos. A aprovação não significa a obrigatoriedade da criação de um curso, apenas possibilita que ele seja proposto, caso haja demanda e viabilidade da oferta.
“A aprovação da Resolução que estabelece a Política de EaD nos cursos de graduação da UFSB, constitui-se em um avanço para a oferta de cursos. Temos consciência que ainda temos muitos desafios até termos essa nova modalidade de oferta de cursos funcionando de forma plena, mas essa aprovação já nos garante que as unidades podem começar a planejar seus cursos no formato EaD, incluindo nesse planejamento todas as necessidades para o seu funcionamento”, finaliza a Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães.
A Política poderá ser acessada em breve no link: https://ufsb.edu.br/acesso-informacao/documentos/110-resolucoes/4850-resolucoes-2025

registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais