Página inicial > Últimas Notícias > Relações entre ciências, desigualdades e dimensões do desenvolvimento marcaram a abertura da 15ª SNCT na UFSB

• Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 15h09
  • Última atualização em Terça, 16 de Outubro de 2018, 15h09

hfhjgj A cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Universidade Federal do Sul da Bahia aconteceu ontem, 15, no auditório da Reitoria. O tema geral deste ano, proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é Ciência para Redução das Desigualdades.

A mesa oficial foi composta pela reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, pelo Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IfBaiano) - Campus Uruçuca, Daniel Carlos Pereira de Oliveira, e pelo Diretor do Campus de Vitória da Conquista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e representante regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Jaime dos Santos Filho. A professora e coordenadora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da UFSB, Angela Ignatti, fez a mediação.

O professor Daniel Oliveira destacou a importância da realização de atividades conjuntas entre as instituições de ensino superior públicas que atuam no Sul da Bahia, a fim de que se efetive plenamente a popularização da ciência em favor do desenvolvimento regional. “Assim, o jovem pode se inquietar, se encantar com a ciência e decidir participar dos processos para que as desigualdades sejam mitigadas”, ressaltou o Diretor do IfBaiano/Uruçuca.

Jaime dos Santos Filho, do IFBA, endossou a fala sobre a necessidade de potencializar as parcerias interinstitucionais, elogiou a UFSB pela realização do Encontro da SBPC em 2016, salientando que a UFSB “contribui não apenas para os municípios onde tem os Campi instalados, mas para o entorno, ampliando as oportunidades.”

A reitora da UFSB, professora Joana Guimarães, agradeceu e reiterou as falas anteriores e conduziu seu pronunciamento a partir da temática da SNCT, afirmando que a ciência não é isenta e, por isso, é necessário um olhar mais ético, mais humanista sobre seu papel no mundo. “Para que alcancemos a redução das desigualdades, é preciso pensar a ciência em relação direta com as políticas públicas, com as tecnologias sociais, de modo a se aproximar de quem deve ser seu público beneficiário, promovendo justiça e desenvolvimento com cidadania”, afirmou.

Conferência

A SNCT foi oficialmente declarada aberta pela reitora da UFSB, que apresentou o palestrante convidado, professor Antônio Albino Canelas Rubim, professor titular da Universidade Federal da Bahia, docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas, ambos da UFBA. Albino Rubim é pesquisador I - A do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. O convidado conduziu sua exposição apresentando a diversidade de dimensões fundamentais para que haja desenvolvimento bom para todos(as) a partir do diálogo entre os diferentes saberes. O professor Rubim afirmou que um dos temas mais importantes a ser pesquisado no contexto atual é “a produção sistemática do ódio”. “Vivemos um momento fundamental em nossas vidas. Não podemos viver numa sociedade onde o ódio e a violência se alastram”. A conferência foi transmitida para os três campi.

Campi

A programação da noite de abertura da SNCT da UFSB foi encerrada com atividades presenciais nos três campi. No CJA, o professor Joel Pereira Felipe apresentou uma palestra sobre o tema “Ciência e Tecnologia Social para a redução das desigualdades: o papel da universidade pública”. No CSC, o professor Spensy Pimentel mediou a Pré-Jornada de Agroecologia da Bahia, organizada pela articulação social Teia dos Povos. No CPF, foi realizada uma mesa-redonda sobre o tema da SNCT, com a presença de representações de importantes segmentos da sociedade civil do território Extremo Sul.

Link com as atividades programadas nos campi

Veja mais fotos - Campus Paulo Freire

Créditos: