Página inicial > UFSB Ciência > Livro científico com colaboração internacional é publicado em parceria da UFSB com a FURG

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 10h49 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 11h14 | Acessos: 1598

capa direitos de cidadaniaComo resultado de parceria entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), iniciada em 2020, o livro intitulado Direitos de Cidadania: do reconhecimento à efetividade foi lançado, com trabalhos científicos centralizados no reconhecimento constitucional de direitos de cidadania e na busca de efetividade dos direitos de cidadania. O livro foi organizado pelos professores Dr. Anderson Orestes Cavalcante Lobato (FURG) e Dr. Roberto Muhájir Rahnemay Rabbani (UFSB) e é uma síntese de experiências dos pesquisadores relacionadas à direitos de cidadania, demonstrando as vivências e experiências em seus estudos especializados.

A obra possui capítulos produzidos por professores e cientistas da área de ciências humanas e sociais aplicadas do Brasil, Espanha, Estados Unidos e México. O livro foi elaborado com a seleção cuidadosa de trabalhos acadêmicos interdisciplinares de professores e pesquisadores de instituições renomadas com publicações nacionais e internacionais.

O professor Roberto Muhájir Rabbani, um dos organizadores do livro, conta que as pesquisas selecionadas ligam-se a diversas áreas do conhecimento das ciências humanas, possuindo por exemplo, questões relacionadas ao exercício da cidadania para a proteção ambiental, direitos educacionais, direitos humanos internacionais, justiça social, questões de gênero, raciais, indígenas, quilombolas, relacionadas à tributação de pessoas com deficiência e sistemas de proteção nacional e internacional proteção de refugiados.

A obra busca compartilhar diversas experiências nacionais e internacionais na efetivação de direitos que estão em constante tensão, em um conflito entre Sociedade e Estado. A importância deste trabalho consiste no compartilhamento de experiências, revisões teóricas e análise de dados científicos por parte de pesquisadores da área de humanas e ciências sociais aplicadas. Assim, busca-se colaborar com a difusão de conhecimento com a comunidade em geral. O professor Roberto explica que dentre os autores estão experts de diversas áreas, como filósofos, pedagogas, cientístas da computação e engenharia florestal.

Para além de transferir conhecimentos entre áreas de conhecimento distintas, afirma o professor Roberto, "o presente livro representa uma forma de estreitar os laços e parcerias entre instituições de ensino superior, formando um elo que poderá resultar em maior intercâmbio e qualificação dos discentes e profissionais entre as instituições".

O livro é gratuito e está disponível no seguinte endereço: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10542