Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão e Pesquisa > Programa de Mobilidade Virtual em Rede ANDIFES (Promover ANDIFES)
Início do conteúdo da página

Programa de Mobilidade Virtual em Rede ANDIFES (Promover ANDIFES)

Escrito por Malu Carvalho

O Programa de Mobilidade Virtual em Rede ANDIFES (Promover ANDIFES) é uma ação promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) que possibilita a mobilidade acadêmica virtual entre as Instituições de Ensino Superior da Rede por meio da oferta de disciplinas/componentes curriculares nos cursos de graduação que podem ser cursadas por estudantes regularmente matriculados nas suas instituições de ensino de origem.

Com essa ação, 4 Universidades Federais (Universidade Federal do Maranhão, a Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal do Sul da Bahia) apresentaram um projeto piloto que facilitou o processo de mobilidade acadêmica no contexto da pandemia de Covid-19, permitindo uma maior integração do sistema de ensino superior por meio de um relevante diálogo inter-regional e intercultural para a formação dos estudantes e qualificação do ensino. O sucesso do projeto piloto foi comprovado por meio da ampliação do programa em sua 2ª edição, que conta com a adesão de 12 Universidades Federais: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Na 1ª edição do Promover ANDIFES foram oferecidas 340 disciplinas/Componentes Curriculares e 2.130 vagas. A 2ª edição do Programa, lançada no dia 06 de maio de 2021, oferta mais de 1900 componentes curriculares e quase 10 mil vagas aos estudantes.

 

PROMOVER - ANDIFES (FAQ)

 

1 - Quem pode se inscrever no Programa de Mobilidade virtual, Promover - Andifes?

Está apto para se inscrever o estudante de graduação com matrícula ativa numa das 12 universidades federais (FURG, UFSM, UFU, UFES, UFV, UFG, UnB, UFSB, UFMA, UFRN, UFPA, UFRA) que estão participando deste edital.

2 - Como faço para me inscrever no programa de mobilidade virtual, Promover Andifes?

A inscrição será realizada pela internet, clicando o link do formulário eletrônico disponível no edital, entre os dias 06 a 12 de maio de 2021 preenchendo todas as informações solicitadas.

3 – O que é o token válido, informação exigida no formulário de inscrição?

É o número do CPF (somente números) do/a estudante regularmente matriculado na instituição de origem.

4 - Em quantas disciplinas posso me inscrever para participar do programa?

O estudante pode se inscrever em até 03 disciplinas do total de disciplinas/componentes ofertados no edital. O estudante poderá escolher até 3 disciplinas/componentes em uma só universidade ou 1 disciplina em 3 universidades diferentes. O estudante não poderá escolher disciplinas/componentes curriculares da sua instituição de origem.

5 - Quais são os critérios para classificação nas disciplinas?

A classificação ocorrerá somente quando o número de inscritos for superior ao número de vagas ofertadas nas disciplinas. Nesses casos, os estudantes serão classificados em ordem decrescente de percentual de integralização curricular.

6 - Como fico sabendo se fui classificado nas disciplinas nas quais fiz inscrição?

No dia 18 de maio sairá o resultado preliminar da lista de classificados por instituição, após fase recursal. O resultado final sairá no dia 21 de maio e será publicado nas páginas eletrônicas das Universidades.

7 - Após ser classificado o que fazer?

O estudante classificado deverá aguardar o contato da/s universidade/s que enviará/ão informações relativas à matrícula, ao acesso a plataforma (ambiente) virtual da universidade e às normas específicas da/a instituição/es na qual o estudante participará na mobilidade virtual Promover- Andifes.

 

Filtro

Edital n. 03/2021 - Promover ANDIFES (Mobilidade Acadêmica Nacional)

Lista de estudantes com matrícula (03/12/2021)    BLOCO 2 - Edital n. 03/2021 (19/11/2021)        Link de inscrição       ...

  • Escrito por PROGEAC
  • publicado
  • 15/10/21
  • 08h33

Edital Promover ANDIFES n. 01/2021 - Processo Seletivo para oferta de vagas em disciplinas

 Edital nº 01/2021 - Processo Seletivo para oferta de vagas em disciplinas (06/05/2021)      Retificação I (19/05/2021)      Resultado...

  • Escrito por PROGEAC
  • publicado
  • 06/05/21
  • 14h21

Edital Promover IFES nº 01/2021 - Processo Seletivo para oferta de vagas em disciplinas

Edital nº 01/2021 - Processo Seletivo para oferta de vagas em disciplinas (29/01/2021) Lista de novas Matrículas Homologadas UFSB (23/02/2021) Resultado Final FURG...

  • Escrito por Malu Carvalho
  • publicado
  • 29/01/21
  • 10h07
Fim do conteúdo da página