Universidade se prepara para a SNCT 2019

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h00
  • Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 10h13

logo snct 2019 atualizadaAs equipes envolvidas na conclusão de projetos de extensão e de pesquisa na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) têm uma etapa relevante a cumprir neste mês. É a época da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no período oficial de 21 a 27 de outubro de 2019 e que tem como temática atual Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, em consonância com os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A UFSB promoverá eventos associados à SNCT nos três campi e nos Colégios Universitários (CUNI), como a quinta edição do Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI) da instituição, evento no qual bolsistas apresentam os resultados dos planos de trabalho desenvolvidos sob a orientação de docentes em diversas áreas do conhecimento. Será a estreia do Congresso de Extensão (I CONEX), também a se realizar nos três campi.

As atividades da SNCT 2019 na universidade são coordenadas pelas comissões locais de cada um dos três campi (Jorge Amado, Paulo Freire e Sosígenes Costa), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)por meio da Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação (DPCI). Além do CIPCI, que concentra apresentações orais e de pôsteres dos projetos apoiados pelo PIPCI, cada campus organiza o seu calendário com minicursos, palestras, oficinas, atividades e apresentações artísticas e culturais. Outros eventos integram a agenda da universidade para a semana.

Abertura da SNCT nos campi

A SNCT 2019 terá início oficial no Campus Jorge Amado no dia 22 de outubro, às 19h, com a solenidade de abertura do evento, no Auditório do CJA. Em seguida, a reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rogério Hermida Quintella, mediarão a Conversa com Carlos Teixeira: Anísio, o Educador e Empreendedor em Família. O convidado de honra é o professor Carlos Teixeira, filho de Anísio Teixeira, que tratará de aspectos pouco conhecidos da vida do eminente educador. O professor Carlos Teixeira é médico psiquiatra, foi docente da USP e da UFBA e, por sua relação filial, poderá expor uma perspectiva intimista e única desse educador que é referência central nos princípios fundadores da UFSB. Nessa conversa, serão abordados temas pouco conhecidos da vida de Anísio Teixeira, tais como seu caráter empreendedor não só na educação, mas, inclusive, nos negócios; seu interesse por tecnologias e sobre como suas atividades públicas refletiam-se em sua vida afetiva em família. Não haverá transmissão do evento, mas sim a gravação em vídeo para registro e posterior consulta.

No Campus Paulo Freire, a abertura será feita no dia 22 de outubro, das 19h às 21h, com uma mesa redonda sobre o tema da SNCT deste ano, Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. A mediação será feita pela professora Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes (UFSB), contando com as participações do professor Frederico Monteiro Neves (CPF/UFSB), do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo de Teixeira de Freitas, Flávio Guimarães de Pádua, do professor Jorge Luiz Fortuna (Campus X da UNEB), uma representação do IFBaiano e o representante da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas, Daniel Silva Santos.

Já no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, a SNCT 2019 terá início no dia 22, às 19h, no Auditório Monte Pascoal, com a realização da mesa-redonda Bioeconomia e desenvolvimento regional: potenciais e ações no território Sul da Bahia. Os palestrantes são Altemar Felberg (Instituto Mãe Terra), Gisele Porto (Instituto Mãe Terra), Felipe Garbelini Marques (Symbiosis Investimentos e Participações S.A.) e representante da The Nature Conservancy, com moderação pela professora Gabriela Narezi (UFSB).

CIPCI e CONEX

As atividades em destaque durante a SNCT 2019 nos três campi incluem a quinta edição do Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI), que acontecerá no dia 23 com apresentação de posteres dos planos de trabalho dos bolsistas do PIPCI que iniciaram em agosto de 2019, e com bancas de avaliação para trabalhos orais dos estudantes que concluíram o programa em julho de 2019.O evento anual é de participação obrigatória para bolsistas de projetos contemplados com bolsas de iniciação científica e de iniciação tecnológica pelo Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIPCI).

A Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis) está organizando a primeira edição do Congresso de Extensão (I Conex) dentro da SNCT 2019, nos três campi. O Conex vai se realizar de 22 a 25 de outubro, com o intuito de congregar estudantes, técnicos e docentes da UFSB e de outras instituições para expor e discutir os resultados de projetos extensionistas. Mais informações no site do evento.

Confira as agendas e novidades da SNCT 2019: