[TODOS] - Mês da Etnia Cigana

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 14h30 | Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2019, 14h40 | Acessos: 6534

O que: Mês da Etinia Cigana

Quando e Onde: 23/05 - campus Jorge Amado, 30/05 - campus Paulo Freire e cmapus Sosígenes Costa

NOVOEvento Etnia Cigana

A Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis) da UFSB promove atividades nas três sedes que marcarão o mês de maio como o mês da Etnia Cigana na UFSB. As ações acontecem no dia 23 em Itabuna e no dia 30 em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

A partir da mobilização de Dayse Santos, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da UFSB, o auditório da reitoria no Campus Jorge Amado receberá amanhã, dia 23, a Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Itabuna, proposta pelo vereador Beto Dourado, que marca um ano da criação da Lei nº 2.422/18 – Dia Municipal da Etnia Cigana.

Logo após a Sessão, serão realizadas quatro mesas: Ciganidade: história, tradições e mitos, com o Professor Jucelho Dantas da UEFS. Jucelho é representante dos povos ciganos junto à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia. Logo após, a Professora Irandir Souza, da UESC, apresenta Da invisibilidade às conquistas de direitos. A programação do evento reserve espaço também para falas de representantes da comunidade cigana itabunense. A mesa Resistência cigana no sul da Bahia será conduzida por Cosme Fortuna Rebouças e Luciana Fortuna Rebouças. Dayse Santos termina com uma mesa que remete à sua pesquisa desenvolvida no PPGER/UFSB:  Filhos do vento: da invisibilidade ao reconhecimento do Dia Municipal da Etnia Cigana, lei nº 2.422/18.

Já no Campus Sosígenes Costa, no dia 30, Edvalda Bispo dos Santos Viana, a Dinha, estará falando sobre Preconceito contra etnias ciganas. O evento deve ocorrer a partir das 15 horas. Ao mesmo tempo, também no dia 30, no Campus Paulo Freire, Diran Cigano apresentará uma fala sobre Cultura Cigana em uma roda de conversa com a comunidade universitária.

Segundo Sandro Ferreira, Pró-Reitor da UFSB, “A representação da comunidade acadêmica deve ser o mais próxima da sociedade que a abriga, portanto consideramos importante promover esses eventos com a temática cigana para, além de reconhecer a contribuição cultural dos ciganos, reafirmar a UFSB como um espaço de diversidade.”

A UFSB está localizada no estado que possui a segunda maior concentração de ciganos no Brasil, tem, de acordo com a resolução nº10/2018, reserva de vagas para estudantes que pertençam a comunidades ciganas.