
Apresentação do Curso
O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi concebido a partir da necessidade de formação de recursos humanos em alto nível, com caráter interdisciplinar, abarcando as três dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica), por meio da pesquisa das relações socioambientais regionais, o manejo e a gestão de recursos naturais e agrossilvopastoris.
Este programa, cuja área de conhecimento é Interdisciplinar: Meio Ambiente e Agrárias, tem estabelecidas três linhas de pesquisa:
- Relações Socioambientais: As relações das sociedades com os ambientes são marcadas por distintas lógicas de uso e apropriação dos recursos naturais, que podem resultar em contextos de maior ou menor sustentabilidade. Em virtude da pressão por um desenvolvimento pautado principalmente no crescimento econômico, a natureza e seus recursos têm sido explorados para além da sua capacidade de suporte, desconsiderando as populações humanas que usam esses recursos dentro de outras lógicas. Nesse contexto, a questão ambiental tem sido marcada por dissensões entre a visão estrita da natureza como recurso e domínio para uso humano e, por outro lado, a compreensão de que a natureza é parte da vida humana, devendo ser considerados seus ciclos e tempo de recomposição. Assim, nessa linha de pesquisa busca-se compreender as dinâmicas socioambientais locais e regionais, incluindo os conflitos socioambientais, e propor alternativas de desenvolvimento territorial (social, ambiental e agrossilvopastoril), em perspectiva com o contexto nacional e global;
- Recursos Naturais e Ambientais: As demandas por crescimento econômico têm gerado muitos impactos sobre os recursos naturais e ambientais, causando degradação e fortes repercussões nos ecossistemas. O sul da Bahia apresenta altos índices de diversidade biológica em seus ecossistemas continentais, como a Mata Atlântica, e costeiros e marinhos, como os recifes de coral de Abrolhos, ao mesmo tempo em que a dinâmica econômica recente tem pressionado sobre estes ecossistemas, especialmente a Mata Atlântica, que se apresenta altamente degrada e fragmentada. Esta linha de pesquisa visa o estudo da dinâmica dos ecossistemas, considerando a conservação, restauração, manejo e uso sustentável dos recursos naturais. Tem-se como foco o manejo e a gestão dos recursos naturais e ambientais para o desenvolvimento social e econômico aliado à conservação, com vistas à sustentabilidade.
- Recursos Agrossilvopastoris: O desenvolvimento rural deve estar aliado ao desenvolvimento social e ambiental, nas três áreas de agricultura, silvicultura e pecuária (neste inclui-se também aquicultura e pesca) a fim de que o uso da terra e do solo não seja visto apenas como um meio produtivo, mas sim como um meio de vida sustentável para toda a população. Essa linha de pesquisa busca o desenvolvimento rural com o estudo de melhorias nos setores de produção, especialmente agricultura, silvicultura e pastoril, com responsabilidade social, ambiental e econômica.
Partindo dos pressupostos de que a relação sociedade, recursos naturais e produção agrossilvopastoril deve ser harmônica e sustentável, e que a interdisciplinaridade e a integração de diversas áreas são fundamentais para se enfrentar os complexos desafios sociais e ambientais contemporâneos, o PPGCS foi pensado como um programa de natureza interdisciplinar, voltado para a formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e prática, capazes de desenvolver estudos entre a relação socioambiental, recursos naturais e produção agrossilvopastoril, com especial olhar para os níveis local e regional.
Título do profissional:
Mestre em Ciências e Sustentabilidade
Área do conhecimento:
INTERDISCIPLINAR / MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS
Perfil do egresso
O objetivo do curso de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade (PPG-CS) é a formação de recursos humanos em alto nível, com perfil de caráter interdisciplinar e ênfase na sustentabilidade do ambiente, por meio da compreensão de conflitos socioambientais, manejo e gestão de recursos naturais e recursos agrossilvopastoris, podendo atuar e desenvolver trabalhos com interfaces das áreas socioambiental, recursos naturais e agrossilvopastoris. A proposta do PPGCS procura formar docentes, pesquisadores e demais profissionais com visão crítica e prática, com saberes, competências e habilidades necessárias para lidar com questões importantes do mundo contemporâneo, especialmente para a região do Extremo Sul da Bahia.
Área de atuação
O perfil do egresso esperado é de indivíduos com habilidade para agregar conhecimentos básicos e avançados do estudo de ciências e sustentabilidade, no sentido de atuar de forma qualificada no meio acadêmico e, também, nos setores econômicos de silvicultura, pecuária, agricultura, gestão socioambiental, empresas, análises ambientais, entre outros. Também se visualiza a inserção do egresso em nichos que exijam conhecimento interdisciplinar das interações entre os meios social, de recursos naturais e agrossilvopastoril, bem como atuando no setor governamental, envolvido na elaboração e implementação de políticas públicas de gestão ambiental. No sentido geral, o Mestre em Ciências e Sustentabilidade da UFSB poderá aplicar sua visão apreendida de sustentabilidade econômica, social e ambiental em setores-chave da economia regional, inovando ou melhorando práticas, técnicas e processos que visem a sustentabilidade, a eficiência e maior rentabilidade regional.
Modalidade, Duração e Turno
Modalidade:
O curso é presencial, com algumas atividades sendo realizadas à distância. Os componentes curriculares (disciplinas) poderão ser ministrados em módulos, concentrados semanalmente ou aos sábados, a depender da disponibilidade e melhor pactuação entre docente e discentes.
Duração:
A duração do curso de Mestrado do PPGCS será de no mínimo doze (12) meses e máximo vinte e quatro (24) meses, contados da data de início das atividades acadêmicas do discente no programa.
Turno:
As aulas serão ministradas em turnos flexíveis, de acordo com a disponibilidade da turma e de docentes.
Infraestrutura
O Campus Paulo Freire, da UFSB, dispõe de infraestrutura adequada, com salas de aula, biblioteca, ambientes de ensino-aprendizagem com equipamentos digitais e de conectividade. Dispõe ainda de laboratórios multifuncionais, chamados de laboratórios interdisciplinares, com instalações modernas e adequadas aos padrões de segurança e qualidade. As turmas do Mestrado em Ciências e Sustentabilidade compartilharão dessa infraestrutura com as turmas dos demais ciclos da UFSB.
Recursos tecnológicos: O Campus Paulo Freire possui computadores e laboratórios de informática com disponibilidade de acesso à internet livre e mediante registro acadêmico. As salas de aula são equipadas com computadores e televisões ou retroprojetores também em rede, para suporte às aulas. O sistema de gestão acadêmica é todo informatizado, através do SIGAA, o que permite a mediação remota de processos pedagógicos (auxiliando a atuação presencial do professor) e a montagem de ambientes virtuais. O sistema de bibliotecas dispõe de mecanismo digital de consulta e empréstimo de obras, além de acervo digital (acesso ao Portal de Periódico da CAPES e títulos digitais da própria biblioteca).
Acervo bibliográfico: O acervo bibliográfico encontra-se no Sistema de Bibliotecas da instituição e compõe-se de acervo físico e digital. Com relação ao acervo de livros físicos, há 1.119 títulos e 6.597 exemplares disponíveis para empréstimos e consultas locais. Com relação à disponibilização de livros digitais, está em fase de implantação a plataforma Minha Biblioteca, onde as quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil - Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – oferecem às instituições de ensino superior acesso aos seus conteúdos digitais técnicos e científicos. O software de gerenciamento das Bibliotecas do SiBi-UFSB é o Pergamum (versão web) que contempla as principais funções da Biblioteca de forma integrada.
Laboratórios: O Campus Paulo Freire possui dois laboratórios interdisciplinares e um laboratório de Ciência dos Dados, que atenderão o curso do PPGCS. O laboratório interdisciplinar I está equipado com várias máquinas instaladas, sendo elas: microscópios binoculares, lupas eletrônicas binoculares e trinoculares, banho histológico, freezers horizontais, estufa de aquecimento e micrótomo. Além de equipamentos utilizados na área de microscopia, o espaço disponibiliza também uma televisão, um cabo HDMI e um quadro branco para serem utilizados como recursos didáticos durante as aulas.
O laboratório interdisciplinar II dispõe de vários equipamentos que podem ser utilizados para análises químicas, físicas e biológicas. Do leque de recursos disponíveis, estão balanças de precisão, estufas de secagem, centrífugas com e sem refrigeração, autoclave, fluxo laminar, termociclador, espectrofotômetro, geladeira/freezer, ultrapurificador de água, destilador de água, fotodocumentador, rotaevaporador, banho seco, cubas de eletroforese e condutivímetro.
O laboratório de Ciência dos Dados dispõe de sete computadores e mais uma workstation de alta performance para fazer análise de grandes bancos de dados que requeiram grande poder de processamento computacional.
Ingresso, Número de Vagas e Número de Bolsas
Formas de ingresso:
O ingresso do discente no PPGCS dar-se-á mediante processo de seleção pública, veiculado por meio de editais publicados nas páginas do Programa.
Número de vagas:
O PPGCS oferta no máximo 20 vagas anuais, a depender da disponibilidade de orientação dos docentes do Programa.
Número de Bolsas:
Atualmente o PPGCS dispõem de sete bolsas de mestrado e uma de pós-doutorado a ser implementada.
Corpo Docente
Anders Jensen Schmidt
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Linha de Pesquisa
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Recursos Naturais e Ambientais
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Área de Atuação
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Ecologia comportamental; Monitoramento da biodiversidade em unidades de conservação; Ciência cidadã; e Gestão de recursos pesqueiros.
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e-mail
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anders.schmidt@cpf.ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/0407831769304349
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André de Almeida Rego
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Linha de Pesquisa
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Relações Socioambientais
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Área de Atuação
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História; História indígena; e História da Bahia
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e-mail
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andre.almeida@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/9968427878549062
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Débora Schmitt Kavalek
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Linha de Pesquisa
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Relações Socioambientais
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Área de Atuação
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Educação do campo; ensino/educação em ciências; ensino/educação em química; alfabetização científica; história e filosofia da ciência; e interculturalidade e decolonialidade no ensino de química.
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e-mail
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debora.kavalek@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/6262910510529338
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Dirceu Benincá
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Linha de Pesquisa
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Relações Socioambientais
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Área de Atuação
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Movimentos Sociais; Universidade Popular; Questões Socioambientais; Agroecologia; Comunicação; e Religião.
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e-mail
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dirceu@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/9864052591003574
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Frederico Monteiro Neves
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Linhas de Pesquisa
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Recursos Naturais e Ambientais e Relações Socioambientais (atuação em duas linhas de pesquisa)
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Área de Atuação
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Mudanças climáticas; Biodiversidade; Políticas públicas ambientais; Dimensões da sustentabilidade; e Ecologia bentônica costeira.
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e-mail
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frederico.neves@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/8633219860884660
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Gabriela Narezi
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Linha de Pesquisa
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Recursos Agrossilvopastoris
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Área de Atuação
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Ecologia de agroecossistemas; agroecologia e produção orgânica; segurança alimentar e segurança hídrica; ecologia humana; e áreas naturais protegidas.
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e-mail
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gabriela.narezi@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/1603781651177935
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Gerson dos Santos Lisboa
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Linha de Pesquisa
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Recursos Naturais e Ambientais
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Área de Atuação
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Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal; Sensoriamento Remoto; e Modelagem e Simulação Florestal
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e-mail
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gersonlisboa@ufg.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/9815327684330597
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Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes
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Linha de Pesquisa
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Relações Socioambientais
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Área de Atuação
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Direito e mudanças climáticas; REDD+; Direito ambiental internacional; Políticas públicas para o clima; Justiça intergeracional; e Justiça climática
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e-mail
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guineverre.alvarez@cpf.ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/8580936320363761
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Herbert Toledo Martins
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Linha de Pesquisa
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Relações Socioambientais
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Área de Atuação
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populações de beira de estrada e suas interfaces com gênero; raça; juventude; desigualdades; Recursos de uso comum; e Estudos sobre o comum.
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e-mail
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Herbert.ufrb@gmail.com
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/7404757966009813
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Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves
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Linha de Pesquisa
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Recursos Naturais e Ambientais
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Área de Atuação
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Biogeoquímica; monitoramento e contaminação ambiental.
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e-mail
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joanna.neves@cpf.ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/1198172047165095
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João Batista Lopes da Silva
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Linhas de Pesquisa
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Recursos Naturais e Ambientais e Recursos Agrossilvopastoris (atuação em duas linhas de pesquisa)
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Área de Atuação
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Recursos hídricos e ambientais; Sensoriamento remoto e geoprocessamento; Hidrologia; Engenharia de água e solo; Sistemas de informações geográficas; Agrometeorologia; e Uso e ocupação do solo
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e-mail
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silvajbl@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/2107932993887541
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Leandro Gaffo
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Linhas de Pesquisa
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Relações Socioambientais e Recursos Naturais e Ambientais (atuação em duas linhas de pesquisa)
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Área de Atuação
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Geografia; Filosofia; Psicanálise; Religião; Complexidade; e Relações Socioambientais
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e-mail
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mafagaffos@gmail.com
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/4444883642021224
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Lívia Santos Lima Lemos
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Linhas de Pesquisa
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Recursos Agrossilvopastoris e Recursos Naturais e Ambientais (atuação em duas linhas de pesquisa)
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Área de Atuação
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Fitotecnia; Genética; e Biologia molecular
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e-mail
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livia.lemos@cpf.ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/4155634257662178
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Luanna Chácara Pires
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Linha de Pesquisa
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Recursos Agrossilvopastoris
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Área de Atuação
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Melhoramento Animal; Produção Animal; e Análise de Dados
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e-mail
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luanna@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/4745227664610152
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Marcia Nunes Bandeira Roner
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Linha de Pesquisa
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Recursos Agrossilvopastoris
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Área de Atuação
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Ciência animal; Produção Animal; e Bem estar Animal.
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e-mail
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marcia@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/3446553709584207
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Matheus Ramalho de Lima
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Linha de Pesquisa
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Recursos Agrossilvopastoris
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Área de Atuação
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Nutrição Animal/Aves; Peixes e Camarões; Aditivos nutricionais; e Funcionais.
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e-mail
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mrlmatheus@ufersa.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/4453456852789475
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Rafael Henrique de Freitas Noronha
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Linha de Pesquisa
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Recursos Agrossilvopastoris
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Área de Atuação
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Máquinas e Mecanização Agrícola; e Agricultura de Precisão.
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e-mail
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rafael.noronha@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/5182748557428509
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Taina Soraia Muller
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Linha de Pesquisa
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Recursos Naturais e Ambientais
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Área de Atuação
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Recursos genéticos vegetais: Uso e conservação; Biotecnologia; e Fisiologia vegetal
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e-mail
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tainamuller@ufsb.edu.br
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/7180692638635668
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Wanderley de Jesus Souza
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Linhas de Pesquisa
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Recursos Agrossilvopastoris e Recursos Naturais e Ambientais (atuação em duas linhas de pesquisa)
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Área de Atuação
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Hidráulica; Recursos hídricos; e Manejo e conservação do solo e da água.
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e-mail
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wjsouzaufba@gmail.com
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Link do currículo
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http://lattes.cnpq.br/2784493372639906
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Matriz Curricular
Créditos em Componentes Curriculares Obrigatórios (8 Créditos 120 horas): Seminário (15 horas); Epistemologia da Pesquisa Científica (45 horas); e Dialéticas de natureza e sociedade (60 horas)
Créditos em Componentes Curriculares Eletivos: 16 Créditos (240 horas)
Carga horária em Estágio de Docência: 60 horas
Enquanto o discente estiver conduzindo pesquisa para a dissertação, este deverá estar matriculado na disciplina de Pesquisa (60 horas), desta forma, como o regime é quadrimestral, o discente poderá cumprir até 180 horas para a sua pesquisa.
O Discente deverá cumprir 30 horas em atividades complementares ao curso, como apresentações de trabalhos (preferencialmente de forma oral), participação em congressos, seminários e(ou) reuniões científicas, ficando a cargo do Colegiado do curso avaliar estas atividades.
Total: 24 créditos em Componentes Curriculares, 60 horas em Estágio em Docência, 180 horas em pesquisa e 30 horas de atividades complementares.
Segue a lista de Componentes Curriculares do PPGCS
Componente Curricular
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SEMINÁRIO
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CH
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15 horas
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Obrigatória
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sim
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Ementa
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Seminário Integrativo apresentado por alunos em que são abordados temas complementares à sua formação. Seminários ministrados pelos alunos referentes aos projetos de pesquisa em andamento. Exame de qualificação dos projetos a serem desenvolvidos pelos discentes para os trabalhos de conclusão de curso.
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Componente Curricular
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EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
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CH
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45 horas
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Obrigatória
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sim
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Ementa
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Epistemologia da produção científica; Paradigmas científicos e suas repercussões na sociedade e no ambiente; Acompanhamento das dissertações de mestrado; Métodos de investigação, Abordagens qualitativas e quantitativas, elementos pré e pós-textuais da dissertação.
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Componente Curricular
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DIALÉTICAS DE NATUREZA E SOCIEDADE
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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sim
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Ementa
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Relação homem/natureza; Produção do espaço humanizado; Dialética social; Dialética da natureza; O mito de Gilgamesh e as raízes míticas da questão ambiental; Desenvolvimento X Envolvimento, o modelo de economia baseado em consumismo; Escolas de pensamento ecológico; O modelo de parques e unidades de conservação atual; A natureza como Sagrado; A natureza recriada; Cibercultura e a desumanização do humano; Perspectiva complexa e sistêmica da organização da natureza e da sociedade.
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Componente Curricular
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ESTÁGIO DOCENTE
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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sim
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Ementa
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Desenvolver atividades docentes em disciplina de graduação, como organizar, planejar e ministrar aulas teóricas e práticas, adquirir noções de didática e exercitar interações na sala de aula, sob a orientação do professor responsável pela disciplina de graduação.
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Componente Curricular
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TÓPICOS ESPECIAIS
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CH
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30 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Variável. Assuntos e temas ligados estritamente a área interdisciplinar referente a conflitos socioambientais, recursos naturais e ambiente e recursos agrossilvopastoris.
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Componente Curricular
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SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADAS AOS ESTUDOS DE FRAGILIDADE AMBIENTAL
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Noções básicas de geoprocessamento: sistemas de coordenadas terrestres; operação de sistemas GNSS (GPS, GLONASS, Galileu, Compass); representação de dados geográficos em meios digitais; Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Levantamento de dados de campo e criação de mapas temáticos na área de meio ambiente. Análises ambientais envolvendo as ferramentas de geoprocessamento. Uso de imagens de satélites em análises ambientais. Representações gráficas e suas aplicações na cartografia ambiental. Mapeamentos de fragilidades ambientais.
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Componente Curricular
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HISTÓRIA AMBIENTAL BRASILEIRA
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Características dos biomas brasileiros e de sua ocupação por populações humanas ao longo da história; Processos de ocupação de diversos trechos de território brasileiro; Padrões de uso dos recursos naturais e os efeitos gerados sobre os ecossistemas; Tipos de conhecimento popular e científico sobre a natureza no Brasil; Surgimento das preocupações com a conservação da natureza e com o uso racional dos recursos naturais e com a qualidade do meio ambiente; Comunidades tradicionais e conservação da natureza.
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Componente Curricular
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ESTUDOS DIRIGIDOS
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CH
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30 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Ementa Variável. O estudante poderá obter os créditos para essa disciplina ao desenvolver atividades de estudos dirigidos a ser realizada diretamente com seu orientador ou outro docente do programa indicado pelo orientador. Necessita de aprovação do colegiado do Programa.
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Componente Curricular
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SISTEMAS SUSTENTÁVEIS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Introdução aos sistemas produtivos. Princípios e processos agroecológicos. Aspectos ecológicos da produção animal. Pastoreio racional Voisin. Manejo ecológico de pastagens e de criações animais. Integração animal e vegetal na busca da sustentabilidade. Ambiência, instalações e equipamentos. O ambiente e o comportamento dos animais. Formas alternativas de prevenção e controle de doenças. Formulações de ração, sistemas, linear, não linear, custo mínimo e benefício. Uso de aditivos e enriquecimento de produtos. Aplicações na cadeia produtiva. Plantas forrageiras em produção consorciada.
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Componente Curricular
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MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS INTERDISCIPLINARIDADES
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CH
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45 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Governança Ambiental e Mudanças Climáticas Globais (dimensões conceituais). Mitigação e adaptação a mudanças climáticas. Recursos Hídricos e Clima (diagnóstico, cenários e respostas interdisciplinares (IPCC, AR5, SREX). Critérios de vulnerabilidade, impactos e adaptação. Gestão de riscos e resiliência. Economia das Mudanças Climáticas. Direito e mudanças climáticas (normas nacionais e internacionais).
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Componente Curricular
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GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Introdução aos conceitos de gestão e planejamento ambiental, sua evolução e aplicabilidade no âmbito das políticas ambientais no Brasil. Principais instrumentos de gestão e planejamento existentes na atualidade. Conceitos, metodologias e instrumentos de gestão como base para o planejamento ambiental. Análise da aplicabilidade dos instrumentos a partir de trabalho de campo. Disponibilidade de informações (físico-químicas, biológicas, econômicas e financeiras, sociais, políticas, institucionais, legais). Uso e gestão da informação ambiental. Integração de informações e indicadores ambientais. Sociedade e espacialização de informações. Lugar, Território, Espaço, Paisagem, processos de territorialização. Ideologia e espacialização. Diagnósticos e técnicas ambientais. Instituições e empresas em face à gestão ambiental. Planejamento ambiental e previsão de impactos. Diagnósticos de fragilidade ambiental. Instrumentos de gestão ambiental para licenciamento, monitoramento e controle. Instrumentos de interesse coletivo: precaução e prevenção. Políticas e planejamento ambientais, gestão territorial ambiental, zoneamento e escalas, plano diretor e meio ambiente, gerenciamento de bacia hidrográfica, monitoramento e análise de riscos ambientais, avaliação de impacto ambiental e suas etapas básicas, avaliação ambiental estratégica. Função econômica e social do estudo de impacto ambiental e do relatório de impacto no meio ambiente. EIA / RIMA como instrumento diferencial competitivo e de atração de investimentos. Parte prática: Exercícios de gestão em problemas observados em ambientes preservados e antropizados. Excursões para regiões críticas do ponto de vista ambiental, visando a observação de problemas e das políticas ambientais implantadas.
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Componente Curricular
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TOXICOLOGIA E IMPACTOS AMBIENTAIS DOS AGROTÓXICOS
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CH
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45 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Introdução a Toxicologia de Pesticidas, Exposição e Avaliação da Toxicidade, Propriedades Físico-químicas e Análise de Resíduos, Classificação Química de Inseticidas, Toxicodinâmica de Inseticidas, Neurofisiologia, Organoclorados, Inseticidas Microbianos, Químicos Novos (Novas Moléculas), Reguladores de Crescimento, Resistência a Inseticidas, Toxicologia Ambiental de Inseticidas. Alternativas sustentáveis de prevenção e controle de doenças. Inseticidas e pesticidas naturais.
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Componente Curricular
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FERRAMENTAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Histórico dos conflitos socioambientais no Brasil; O modelo econômico de base consumista; Preservacionismo, conservacionismo e sustentabilidade; ferramentas de resolução de conflitos; associativismo, cooperativismo, economia solidaria, comercio justo, certificação participativa, monitoramento ambiental comunitário, ampliação e qualificação de cadeias produtivas.
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Componente Curricular
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INTRODUÇÃO À PERMACULTURA E SAÚDE AMBIENTAL
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Cultura do permanente versus cultura do descartável; Sistemas fechados e ciclagem de energias; Princípios da permacultura; Húmus sapiens; Biorremediação de efluentes; Captação e armazenamento de água; Jardins comestíveis; Recuperação de áreas urbanas degradadas; Problemas urbanos e permacultura urbana; Bioconstrução; Energias limpas; Uso e conservação dos solos; Saberes populares versus conhecimento acadêmico; Comunidades e relações com a natureza. Ciclos biogeoquímicos; água; química do solo; poluição do ar; bioquímica ambiental; análises ambientais; Uso sustentável e conservação dos solos.
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Componente Curricular
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ESTATÍSTICA E MODELAGEM DE SISTEMAS AGROPECUÁRIOS
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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A elaboração do problema de pesquisa e formulação de hipóteses. O desenvolvimento de métodos experimentais e observacionais no uso de modelos estatísticos aplicados à análise de sistemas agropecuários sustentáveis. Distribuições de probabilidade. Inferência estatística e testes de hipótese e significância. Correlação e regressão. Estatística paramétrica e não paramétrica. Análise de variância. Delineamento e esquemas experimentais. Uso de ferramentas computacionais para análise estatística.
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Componente Curricular
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ÉTICA EM PESQUISA E BIOÉTICA
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Bioética Fundamental: histórico no Mundo e no Brasil, princípios, principais correntes bioéticas; Metodologias de investigação em Bioética e proposição de soluções para mediação de conflitos. Pesquisa em animais. Biotecnologias: Células tronco; Tecnologias reprodutivas; Biodireito.
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Componente Curricular
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ECOLOGIA POLÍTICA E BIODIVERSIDADE
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CH
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45 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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A perspectiva da ecologia política; Principais temas da ecologia e da biodiversidade desde o nível local até o global. Fundamentos da ciência ecológica e os fatores sociais, culturais e políticos que definem as diferentes formas de uso e apropriação dos recursos naturais em distintos territórios, especialmente os sistemas socioecológicos do sul da Bahia. Conceitos de globalização, capitalismo e as mudanças socioambientais globais. Introdução à biogeografia e aos serviços ecossistêmicos. Espécies exóticas invasoras e seus impactos socioambientais e econômicos nos territórios. Bioprospecção e biopirataria. Agroecologia. Apropriação humana da produtividade primária. Convenções internacionais e políticas públicas de conservação da natureza e gestão ambiental.
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Componente Curricular
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DIREITO, ECOCOMPLEXIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL
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CH
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45 horas
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Obrigatória
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não
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Ementa
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Eco-complexidade e sociedade pós-industrial (ou globalizada); Sociedade do risco e direito ao futuro; Responsabilidade ambiental e responsabilidade coletiva; A noção de desenvolvimento sustentável; Complexidade aplicada ao ambiente; Biopirataria; Externalidades e o ônus ambiental; Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para presentes e futuras gerações como direito fundamental; Justiça ambiental e justiça intergeracional.
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Componente Curricular
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PESQUISA
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CH
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60 horas
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Obrigatória
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SIM
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Ementa
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Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, no formato de dissertação de mestrado.
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Contatos
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade
Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Paulo Freire
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